A campanha do Pirilampo Mágico está de volta

PorFórum

A campanha do Pirilampo Mágico está de volta

É azul escuro o Pirilampo Mágico da campanha de 2022 que arrancou sábado e estende-se até dia 06 de novembro. Centenas de bonequinhos de olhos atentos e antenas levantadas vão estar à venda um pouco por todo o país… Esta é a campanha de solidariedade social mais antiga no nosso país que, em Guimarães, vai apoiar a Cercigui.

Lançada em 1987, a campanha Pirilampo Mágico é da responsabilidade da Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e o lema deste ano é “A verdadeira magia é o que fazemos”.

Os pirilampos custam 2 euros, mas haverá também pins, canecas, chávenas de café, t-shirts e sacos de compras. A venda reverte para as 84 cooperativas CERCI que apoiam mais de 30 mil pessoas por todo o país.

A CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades do Concelho de Guimarães, sediada em Guimarães, à semelhança de anos anteriores, está responsável pela dinamização desta campanha nos concelhos de Guimarães, Santo Tirso, Vizela e Póvoa de Lanhoso.

O Pirilampo Mágico pretende alertar para os direitos das pessoas com deficiência intelectual e multideficiência para que estas não sejam invisíveis aos olhos da comunidade. Aliás, na sua página oficial, a FENACERCI refere que “as pessoas com deficiência não são o que os outros querem que sejam” porque “são quem são”, ou seja “pessoas que querem ver respeitada a sua dimensão individual, cidadãos de pleno direito que reclamam igualdade de oportunidade”.

“Por isso reafirmamos perante a sociedade: somos quem somos. Pessoas com deficiência sim, mas com os direitos, expectativas e sonhos que são devidos a qualquer outra pessoa. Por isso, não falem por nós: falem connosco! Façamos junto o caminho para uma sociedade cada vez mais inclusiva e fundada em valores como a igualdade e a solidariedade”, lê-se na apresentação da campanha.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta