Arquivo anual 2021

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: campanha de recolha e adaptação de brinquedos

Sob o lema “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães preparou várias iniciativas com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De 01 a 30 de dezembro há vários eventos a realizar, entre eles a campanha de recolha e adaptação de brinquedos, promovida pelo Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: lançamento do livro “Cicatrizes no corpo e na Alma”

Também para homenagear “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães apoiou a realização, a 03 de dezembro, no Paço dos Duques de Bragança, do lançamento do livro “Cicatrizes no corpo e na Alma” de Cândida Proença com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: “Trocar por Miúdos” a comunicação para todos

O contributo do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media para fazer jus ao mote em “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, fez-se junto do grupo de Autorrepresentantes da Cercigui e das crianças e jovens de algumas estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas da Abação, Fernando Távora, João de Meira e Taipas.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: visita de comitiva do Vitória ao Alecrim

A homenagem à“Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, por parte do Vitória Sport Clube, fez-se com uma visita no dia 03 de dezembro ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Ana Araújo sobre a alimentação na paralisia cerebral: “o maior reconhecimento da importância da nutrição é o facto de procurarem o serviço”

Ana Araújo é nutricionista da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães há 12 anos. Esta instituição vimaranense é das poucas no país que apostam na nutrição enquanto ferramenta para aumentar o bem estar e a qualidade de vida dos respetivos clientes. Em conversa com o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência a técnica em nutrição explicou quais as questões alimentares mais importantes e os benefícios a considerar na abordagem nutricional à condição de paralisia cerebral.

Ler mais

PorFórum

Consórcio “Guimarães, concelho cuidador” avança com grupos psicoeducativos

O consórcio “Guimarães, Concelho Cuidador” está à procura de cuidadores informais interessados em participar nos programas psicoeducativos previstos iniciar a 18 de janeiro.

Ler mais

PorFórum

Artista do FIGG visita Alecrim

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães vão receber, a 27 de dezembro, ao início da tarde a visita de Francisco Luís, um Artista Eurostrings 2021 que vai atuar no mesmo dia, às 18h30, no Conservatório de Guimarães e num dos palcos online da sétima edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG).

Ler mais

PorFórum

Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de covid-19, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 03 de dezembro, decidiu apostar na realização de pequenos eventos que evitam grandes concentrações mas que sublinham a importância de promover os direitos das pessoas com deficiência e de lembrar este dia pelo que foi feito, mas acima de tudo, pelo que falta fazer.

Ler mais

PorFórum

Bruno Faria encabeça novos órgãos sociais da Cercigui

Em consequência da demissão de Rui Leite do cargo de presidente do Conselho de Administração da Cercigui, foi apresentada uma lista única às eleições antecipadas da instituição vimaranense, realizadas a 08 de novembro. O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães entrevistou Bruno Faria, o presidente eleito da direção que agora vai dirigir os destinos da organização até ao final do mandato que termina em 2022.

Ler mais

PorFórum

Espreite as vendas solidárias de natal

Estas ideias ajudam a conciliar o habitual consumo da época natalícia, muitas vezes exagerado, com os valores humanos que esta quadra festiva mais deve promover, como é o caso da solidariedade, paz, amor e alegria.

Ler mais