Uma feliz coincidência vai permitir que o culminar do +Inclusão / Fora de Portas, um projeto da companhia de dança Dançando com a Diferença, aconteça no Dia Mundial da Dança, em Guimarães. É a 29 de abril que o espetáculo Endless sobe, às 15h00, ao palco do Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural de Vila Flor.
A vimaranense Ana Patrícia Silva é uma das mais recentes guias intérpretes a frequentar o Curso de T-Guide (Tourist Guides for people with intellectual & learning difficulties in Europe), organizado pela Federação Europeia das Associações de Guias Intérpretes e pela Rede Europeia de Turismo Acessível. A guia-intérprete está agora mais habilitada para acompanhar turistas com incapacidades intelectuais em viagens e visitas a locais de interesse turístico.
O Estórias da Madeira – Oficina de Criatividade, Empoderamento e Transformação Pessoal avança a 21 de abril com a realização do primeiro programa psicoeducativo “Autocuidado para melhor cuidar” dirigido a um grupo de cuidadores e cuidadoras informais que têm vindo a participar em várias oficinas deste projeto desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media em parceria com a Because I Care.
A Seleção Portuguesa FutDown, que tem no plantel o cliente da Cercigui, Nelson Silva, terminou o 3º Campeonato do Mundo FIFDS, que se realizou em Lima no Perú, em 4º lugar.
Foi a 07 de abril que o Pavilhão Francisco de Holanda recebeu o “ANDDIball Project 2022”, um evento que englobou um Torneio de Técnicas Individuais e um Encontro de Andebol-5.
O consórcio “Guimarães, Concelho Cuidador” está à procura de cuidadores informais interessados em participar na 2.ª edição dos programas psicoeducativos previstos começar no próximo mês de maio.
O guia “Praias Acessíveis – Guia de boas práticas”, elaborado pelo grupo de trabalho do Programa “Praia Acessível-Praia para Todos!”, com o apoio da Fundação Vodafone Portugal, está disponível para consulta e download.
O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH-ISCSP) divulgou publicamente no Colóquio “A Lente dos Direitos Humanos na Pesquisa Social em Deficiência: Indicadores e Processos”, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), realizado a 07 de abril de 2022, em Lisboa, o relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021”.