2.ª Cimeira das Federações Desportivas

PorFórum

2.ª Cimeira das Federações Desportivas

A 12 de janeiro do próximo ano realiza-se a 2.ª Cimeira das Federações Desportivas para debater “os crescentes e cada vez maiores desafios colocados ao desporto português no contexto da pandemia da Covid-19”.

Esta iniciativa pretende ainda firmar uma posição conjunta que sirva para manifestar o desagrado pela falta de soluções do atual Governo em relação à “ausência de resposta política efetiva aos problemas apresentados pelo desporto”.

Foi a 15 de julho deste anos que, no decorrer da 1.ª Cimeira das Federações Desportivas, 52 entidades aprovaram por unanimidade uma moção entregue ao Governo e à Assembleia da República com propostas que visavam a retoma do desporto em segurança e a criação de condições para a sustentabilidade do tecido associativo de base, seriamente posto em causa pela pandemia.

“Passado praticamente meio ano, a regra, da parte do Governo, foi a ausência de resposta política efetiva aos problemas apresentados pelo Desporto, patente na aprovação do Orçamento de Estado para 2021, que não contemplou qualquer das propostas contidas na moção então aprovada na 1.ª Cimeira das Federações Desportivas, ou outras que deem resposta às necessidades do desporto”, lê-se no comunicado enviado ao Fórum Municipal.

O Comité Olímpico de Portugal, o Comité Paralímpico de Portugal, a Confederação do Desporto de Portugal e a Comissão de Atletas Olímpicos, da Comissão de Atletas Paralímpicos e da Confederação de Treinadores de Portugal decidiram avançar com a realização deste evento por considerarem ser urgente voltar a ter um momento de debate que resulte numa posição robusta” capaz de obter as respostas das autoridades governativas de Portugal, ainda por aparecer”.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta