Consórcio “Guimarães, concelho cuidador” avança com grupos psicoeducativos

PorFórum

Consórcio “Guimarães, concelho cuidador” avança com grupos psicoeducativos

O consórcio “Guimarães, Concelho Cuidador” está à procura de cuidadores informais interessados em participar nos programas psicoeducativos previstos iniciar a 18 de janeiro.

Se tem a cargo alguém que dependa dos seus cuidados de forma regular pode inscrever-se, gratuitamente, nas nove sessões em grupo, que se vão realizar todas as terças-feiras, das 14h30 às 16h30.

As sessões do grupo psicoeducativo incluem temáticas como a importância da aceitação da situação e do autocuidado, o stress provocado pelo contexto, os cuidados de saúde diários, as medidas de apoio social e legal entre outras.

O programa de intervenção especializada decorre, presencialmente, na sede da delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa  – situada na Rua Camilo Castelo Branco, Nº1, R/C – e será dinamizado por uma equipa multidisciplinar.

A formalização do consórcio “Guimarães, Concelho Cuidador” – uma iniciativa coordenada pelo município vimaranense que passa a ser operacionalizada através de um Gabinete de Apoio ao Cuidador localizado na delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa – aconteceu em fevereiro deste ano.

As 23 organizações que protocolaram este programa comprometeram-se a desenvolver várias atividades dirigidas aos cuidadores informais, disponibilizando, nesta fase inicial mais de 100 horas mensais, o que corresponde a cerca de 25 horas semanais de apoio especializado.

Este projeto de cooperação continua a aceitar parceiros sociais interessados em dinamizar estas respostas relacionadas, essencialmente, com o apoio psicológico individual, grupos de ajuda mútua e sessões de esclarecimento e de formação.

Esta iniciativa conta com o modelo de replicação do CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, que viu aprovado o projeto Cuidar de Quem Cuida como Título de Impacto Social (TIS), um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social.

Esta entidade de Santa Maria da Feira tem apoiado a implementação do Programa “Guimarães Concelho Cuidador” estando concluída aa primeira fase deste projeto destinada à capacitação dos técnicos das redes de intervenção local.

Para qualquer esclarecimento adicional contactar: gabineteapoiocuidador@cm-guimaraes.pt

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta