O Estórias da Madeira – Oficina de Criatividade, Empoderamento e Transformação Pessoal avança a 21 de abril com a realização do primeiro programa psicoeducativo “Autocuidado para melhor cuidar” dirigido a um grupo de cuidadores e cuidadoras informais que têm vindo a participar em várias oficinas deste projeto desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media em parceria com a Because I Care.
O programa baseado na abordagem Mindfullness e Autocompaixão prevê a realização de nove sessões em contexto de sala e uma sessão final em jeito de retiro a realizar, previsivelmente, em contacto com a natureza.
Este projeto além das oficinas de saúde mental tem vindo a desenvolver outras atividades, nomeadamente a Oficina de Arranjos Florais realizada a pretexto da Páscoa e que contou com a participação de uma florista profissional que tem vindo a desenvolver um projeto em parceria com uma cuidadora informal vimaranense, designado “A arte de duas amigas”.
As oficinas de reciclagem, decoração e bricolage, até ao momento, têm estado em funcionamento na angariação de mobiliário de escritório para equipar o espaço dedicado ao projeto localizado no Instituto de Design de Guimarães que fica na Rua da Ramada e na articulação com parceiros para dar início à atribuição de mobiliário reciclado através do Banco Social de Mobiliário que já tem uma listagem de material disponível para doação, nomeadamente, cadeiras, mesas e mesinhas de cabeceira.
No próximo dia 29 de abril, para assinalar o dia da Mãe que se celebra a 01 de maio, realiza-se mais uma Oficina de diversos saberes dedicada à arte floral, desta vez, prevê-se ensinar os participantes a encerar rosas e outras flores.
Este projeto é co-financiado pela Autoridade de Gestão do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Portugal Inovação Social, sendo a Câmara Municipal de Guimarães o seu investidor social, ficando responsável pela comparticipação de 30% deste valor, a que corresponde cerca de 29 mil euros.
Mais informações através do email estoriasdamadeira@nucleodeinclusao.pt ou pelos telefones 913077505/ 914 447 420
Sobre o autor