Futsal: Portugal sagra-se Bicampeão Europeu

PorFórum

Futsal: Portugal sagra-se Bicampeão Europeu

A vitória de Portugal frente à favorita Turquia, atual bicampeã da Europa em título e vice-campeã do mundo, levou a equipa das Quinas a renovar o título e, desta forma, a igualar a rival com dois troféus europeus no seu palmarés.

O feito da Seleção Nacional de FutDown deu-se no 4.º Campeonato da Europa Open FIFDS que se realizou em Ferrara, Itália. A equipa portuguesa tentou e conseguiu repetir na cidade italiana o êxito alcançado em 2018, em Terni, também em Itália, quando se sagrou pela primeira campeã da Europa. Nas edições seguintes, Portugal foi vice-campeão em 2021 e 2023, ambas as finais perdidas para a Turquia.

Portugal entrou muito bem no jogo chegando à vantagem pelo capitão vimaranense Nélson Silva aos 7´, mostrando claramente ao que vinha. Perto dos 15´ a Turquia restabeleceu a igualdade, mas antes ainda do intervalo, uma brilhante jogada coletiva, muito bem finalizada por Daniel Maia recolocou Portugal na frente do marcador, resultado esse com que a seleção nacional chegou ao intervalo.

No segundo tempo, a congénere turca entrou melhor e empatou a partida a duas bolas na sequência de uma bola parada, até que Daniel Morais desbloqueou o jogo e adiantou a seleção nacional no marcador, após uma jogada de insistência. Antes do apito final, Daniel Maia bisou e sentenciou a partida a favor de Portugal, para enorme alegria de toda a comitiva portuguesa.

A Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) refere que este era “o jogo mais aguardado da prova”: “a expetativa era enorme e os jogadores portugueses não falharam, mostrando-se totalmente à altura dos acontecimentos, vencendo os turcos por 4 – 2”, pode ler-se no comunicado de imprensa.

“Mais um jogo tremendo de Futsal, muito dividido e equilibrado, repleto de emoção, com excelentes momentos coletivos e oportunidades de golo para ambos os lados. Desta vez, a sorte sorriu a Portugal, que fez de tudo para garantir o troféu”, conclui a ANDDI.

De regresso a casa, a Seleção Nacional de Futsal de Síndrome Down foi recebida na Assembleia da República pelo Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco e na Cidade do Futebol da Federação Portuguesa de Futebol, pelo Presidente Pedro Proença, pelo selecionador nacional, Jorge Braz e pelo capitão da Seleção Nacional de Futsal, João Matos.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta