O Governo vai alterar a lei que regula o modelo de apoio à vida independente (MAVI) das pessoas com deficiência graças ao facto de Eduardo Jorge, tetraplégico e ativista, ter voltado à Assembleia da República em protesto pela demora na implementação do decreto lei. O ativista propôs-se a estar deitado numa cama, e fechado dentro de uma gaiola e convidou governantes a visitá-lo.
David Rodrigues, conselheiro Nacional de Educação e presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró – Inclusão) manifesta-se a favor da mudança de paradigma que o Decreto-Lei n.º 54/2018, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, representa. Aponta como lacunas a falta de formação e dos recursos necessários para a implementação desta legislação mas sugere que as escolas reflitam “nas condições que têm e que precisam ter para que a Inclusão possa ser uma realidade mais eficaz e humana”.
A 11.ª edição da campanha anual de recolha de brinquedos “OFERECE e faz uma criança feliz!” da Universidade do Minho (UMinho) para angariar prendas para crianças carenciadas e com necessidades especiais conseguiu reunir mais de cinco mil brinquedos.
O Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, foi mais uma vez palco da entrega de prémios do concurso internacional de fotografia “A Inclusão na Diversidade” realizado pela revista digital vimaranense Plural&Singular para assinalar o respetivo aniversário.
Chama-se Zeca e é um robot programado pelo Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho para interagir com crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo. O intuito deste projeto de investigação, que inclui o desenvolvimento de software de jogos sérios, é melhorar a identificação das emoções, uma competência que muitas vezes está comprometida devido a este diagnóstico.
Falar das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Guimarães é falar de 10 eventos realizados ao longo de duas semanas. É falar de ações de formação e de sensibilização, da apresentação de um livro e de uma caminhada. É falar de um Pregão recitado, de uma largada de pombos, de uma demonstração de Judo e da entrada dos jogadores do Vitória no jogo com o Rio Ave. É falar do grande espetáculo no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o culminar de toda esta celebração e o ponto de encontro por excelência desta festa da inclusão. Ler mais
Ajude-nos a completar a agenda mensal. Envie-nos os eventos que se realizam na área da deficiência no concelho de Guimarães, na região e no país para o email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt
Pregão elaborado por várias instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães no âmbito das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Declamado por António Cardoso a 07 de dezembro de 2018.
Ajude-nos a completar a agenda mensal. Envie-nos os eventos que se realizam na área da deficiência no concelho de Guimarães, na região e no país para o email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt
A 07 de novembro a CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, CRL fez 41 anos e a festa de aniversário teve como lema “De mãos dadas pelo futuro”.