A 12 de dezembro, realizou-se no Auditório da Universidade do Minho durante toda a manhã uma sessão de esclarecimento sobre “Prestações Sociais de Apoio à Pessoa com Deficiência” promovida pelo Centro Distrital da Segurança Social de Braga, em colaboração com o Município de Guimarães.
Esta sessão de carácter informal associada ao Programa que assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi apresentada pelo diretor do Núcleo de Prestações de Solidariedade, por. Hugo Conceição, e pela Chefe da Equipa de Inclusão, Sara Ferreira.
O objetivo de informar, refletir e esclarecer eventuais dúvidas que os participantes foi cumprido, como atesta, a cuidadora informal Fernanda Abreu. “Tenho o cartão de cuidadora informal caducado porque na altura acho que só dava para três ou quatro meses e na altura fiz por uma questão de flexibilidade de horários de escola e não tive problemas com o horário pelo que não valorizei o cartão”. Mas agora sabendo os benefícios associados à respetiva manutenção Fernanda Abreu, que está em processo de prosseguir com os estudos na área da assistência social, decidiu que vai proceder à respetiva renovação. “Gostei muito. Saí de lá bastante esclarecida em relação a algumas prestações sociais e como chegar até elas. Foi muito proveitosa para mim”, concluiu.
A maioria dos participantes foram técnicos das organizações sociais, nomeadamente as que fazem parte do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, as equipas do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado, do Programa “65+” e do Programa “Guimarães Concelho Cuidador”, que aproveitaram a ocasião para verem esclarecidas as questões que vão surgindo no dia-a-dia no âmbito da respetiva função profissional.
A sessão contou ainda com a participação da vereadora para a Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, e teve como objetivo fornecer informações essenciais sobre os apoios disponíveis para pessoas com deficiência.
Sobre o autor