Guimarães recebe selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais

PorFórum

Guimarães recebe selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais

A 3.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) distinguiu projetos de 59 autarquias, entre os quais, o consórcio vimaranense “Guimarães, Concelho Cuidador”, com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.

Este projeto tem como objetivo reconhecer os municípios e as freguesias do território nacional com as melhores práticas e as medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e recebeu nesta edição 66 candidaturas a esta distinção. “Ao longo das últimas três edições desta iniciativa, são cada vez mais os projetos que têm conquistado reconhecimento, o que demonstra a aposta das autarquias locais nesta temática. No total das edições, são 125 os projetos premiados”, lê-se no comunicado enviado ao Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães.

A avaliação, mediante critérios previamente definidos em regulamento, foi realizada por um júri independente composto por membros do Movimento, nomeadamente, Catarina Alvarez, em representação da Alzheimer Portugal, Celeste Campinho, presidente da Associação das Doenças da Tiróide, Margarida Costa, em representação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Palmira Martins, em representação da RD Portugal e Vítor Neves, presidente da EuropaColon.

A formalização do consórcio “Guimarães, Concelho Cuidador” – uma iniciativa coordenada pelo município vimaranense e operacionalizada através de um Gabinete de Apoio ao Cuidador localizado na delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa – aconteceu em fevereiro de 2021.

Este programa pretende “agregar esforços e potenciar sinergias de todos os projetos e iniciativas que as entidades e associações locais estão a desenvolver nesta matéria, proporcionando-lhes os recursos e apoios necessários para a boa prossecução da sua atividade”, salientou a Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira.

As 23 organizações que protocolaram este programa comprometeram-se a desenvolver várias atividades dirigidas aos cuidadores informais, disponibilizando, mais de 100 horas mensais, o que corresponde a cerca de 25 horas semanais de apoio especializado.

São parceiros deste projeto as seguintes entidades: Delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, ACES Alto Ave, Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda, Associação Adaptar Vidas, Associação de Defesa dos Direitos Humanos de Guimarães, Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, ASPEV – Associação Social de Pevidém Vida a Cores, Because I Care – Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam, CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, Castreja – Cooperativa de Apoio Social e Cultural, Centro Juvenil de S. José, Centro Paroquial de Vila Nova de Sande, Centro Social da Paróquia de Santa Eulália de Nespereira, Centro Social Nossa Senhora do Carmo, Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, Fundação Bomfim, Hospital da Senhora da Oliveira, Lar de Santa Estefânia, Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, Projeto Consigo e a Tempo Livre.

Este projeto de cooperação continua a aceitar parceiros sociais interessados em dinamizar estas respostas relacionadas, essencialmente, com o apoio psicológico individual, grupos de ajuda mútua e sessões de esclarecimento e de formação.

Esta iniciativa contou com o modelo de replicação do CASTIIS – Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguedo, que viu aprovado o projeto Cuidar de Quem Cuida como Título de Impacto Social (TIS), um dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social.

Esta entidade de Santa Maria da Feira tem apoiado a implementação do Programa “Guimarães Concelho Cuidador” estando concluída aa primeira fase deste projeto destinada à capacitação dos técnicos das redes de intervenção local.

Para qualquer esclarecimento adicional contactar: gabineteapoiocuidador@cm-guimaraes.pt

Listagem de municípios distinguidos nesta edição do selo:

Albufeira, Almada, Almagreira, Amadora, Amarante, Arruda dos Vinhos, Cabeceiras de Basto,   Cantanhede, Caniço, Carriço, Castelo Branco, Celorico da Beira, Cinfães, Coruche, Cuba, Espinho, Évora, Felgueiras, Gondomar, Guimarães,  Ílhavo, Loures, Louriçal, Lousada, Machico, Mafra, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Mealhada, Miranda do Corvo, Mirandela, Montalegre, Moura, Nelas, Odemira, Oeiras, Ourém, Ovar, Paredes, Penafiel, Pombal, Portimão, Porto, Póvoa de Lanhoso, Queluz e Belas, Santa Maria da Feira, Santa Marta de Penaguião, Santiago do Cacém, São Pedro Fins, Sesimbra, Tavira, Trofa, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Pouca de Aguiar, Vila Verde, Vouzela.

Consultar a listagem de municípios distinguidos nas três edições AQUI

O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais foi lançado pela Merck Portugal em 2020, no seguimento de um projeto corporativo global, o “Embracing Carers” e conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar, na prática, quem cuida, seja do marido, da mulher, de um filho, do pai, da mãe.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta