Portugal conquistou em cinco dias de prova 42 medalhas (17 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze) no maior evento desportivo mundial para atletas com Síndrome de Down que se realizou em Antália, na Turquia.
Na 1ª edição dos Trisome Games, realizada em 2016 em Florença, Itália, Portugal tinha conquistado 33 medalhas, um número que conseguiu superar agora, numa participação considerada brilhante e que não passou despercebida ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que felicitou todos os atletas que representaram Portugal nesta competição.
Marcelo Rebelo de Sousa não esqueceu os agradecimentos a todas as entidades que tornaram possível esta “participação de promoção e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência”: São elas a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), a Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI-Portugal), assim como as restantes federações das modalidades envolvidas de atletismo e natação e respetivas equipas técnicas.
Nelson Silva e Paulo Lemos integraram a Missão Portuguesa aos Trisome Games, competição em que Portugal esteve representado, além do atletismo e natação, nas modalidades de Futsal, Judo e Ténis de Mesa.
Paulo Lemos no primeiro dia de provas arrecadou o ouro e no 2.º dia de provas conquistou a prata na prova de equipas mistas.
No 3.º dia, deu-se o afastamento da equipa portuguesa de futsal, da qual faz parte Nelson Silva, numa de derrota por 2-1 frente ao México, depois de Portugal ter sido derrotado pela Itália (2-1) e o Brasil (9-1).
Portugal terminou esta competição em quarto lugar, tendo também o atletismo contribuído para esta posição ao conquistar 13 medalhas: duas de ouro, três de prata e oito de bronze. Nesta modalidade Nelson Silva na prova de Estafeta (4×100 masculino), arrecadou a medalha de bronze, juntamente com os seus companheiros de equipa: João Machado, Vasco Avelino e Luís Gonçalves.
Fotografias: ANDDI
Sobre o autor