As II Jornadas de Reflexão das Pessoas com Deficiência, organizadas pela Pastoral das Pessoas com Deficiência da Arquidiocese de Braga, contaram com a participação de colaboradores, familiares e pessoas apoiadas da Cercigui que se juntaram para uma manhã enriquecedora de reflexão e partilha, no passado sábado.
Com a presença da ex Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes e da atual Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, as Jornadas abordaram diversas temáticas relacionadas com a deficiência e os participantes tiveram a oportunidade de participar em vários workshops sobre temas como resiliência, espiritualidade, afetividade, integração eclesial e acessibilidade e desfrutar de um almoço oferecido, gentilmente, pela organização.
A tarde foi marcada por momentos culturais, que envolveu música, dança e teatro, proporcionou uma expressão artística única por parte das pessoas com deficiência de várias instituições, demonstrando a importância da inclusão através da arte. De destacar a performance da música/dança “Graças à vida” da Cercigui, um momento alto que refletiu a ambição contínua da instituição em promover práticas artísticas inclusivas.
O tema “Envolver para melhor viver” guiou as atividades das Jornadas, que procuraram desmitificar ideias e preconceitos associados à deficiência e promover a inclusão a todos os níveis da sociedade. O encontro contou com a presença do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, tendo o evento terminado com uma eucaristia na Capela da Imaculada Conceição, no Espaço Vita, encerrando assim um dia repleto de reflexão, partilha e celebração da diversidade.
Este evento, que faz parte do plano de atividades da Pastoral das Pessoas com Deficiência de Braga, visou promover a interação entre instituições de apoio à deficiência, tanto eclesiais quanto civis, e proporcionar um espaço de reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a deficiência.
Fotografia: Cercigui
Sobre o autor