Plural&Singular: balanço do convívio das cuidadoras informais

PorFórum

Plural&Singular: balanço do convívio das cuidadoras informais

Havia de tudo: doces e salgados para todos os gostos. O 4.º convívio dos participantes no projeto “Nós, os cuidadores – Sessões de grupo para cuidadores informais” que se realizou no Convívio Associação Cultural e Recreativa no dia 21 de dezembro à tarde foi também farto em partilha, música e conversas descontraídas.


A mesa estava recheada. As participantes nas sessões de grupo do projeto “Nós, os cuidadores” decidiram confecionar algumas iguarias e contribuir para o lanche que junta as cuidadoras dos diferentes grupos deste projeto num convívio informal. É preciso destacar o folar transmontano da dona Adelaide, o pudim ao jeito de Abade de Priscos da dona Maria de Fátima (ah, também os deliciosos bolinhos de bacalhau) e o bolo da Bimbi da dona Alexandra.

“Uma mesa farta a anteceder o Natal, conversas conjuntas, outras paralelas e boa disposição. Era isso que se pretendia e foi isso que ficou registado. Esta confraternização serve para sair um pouco do formato das sessões que são mais ‘rígidas’ e obedecem a temáticas obrigatórias. A ideia agora era descontrair e criar laços”, refere uma das promotoras do projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

4.º convívio dos participantes no projeto “Nós, os cuidadores – Sessões de grupo para cuidadores informais”

Foi também o momento de abrir o Pote da Felicidade – um frasco cheio de folhas coloridas onde as cuidadoras foram registando ao longo das sessões momentos bons que tenham vivenciado e que as fizessem sorrir. A partilha anónima desses momentos, dando a conhecer os registos que o frasco continha a todas as presentes, devolveu a lição que esta iniciativa pretende realçar: a felicidade é feita de pequenas coisas e essas pequenas coisas têm que ser lembradas, senão os momentos menos bons tomam conta do dia-a-dia e a vida, de uma maneira geral, parece mais cinzenta do que realmente é.

 

 

 

 

4.º convívio dos participantes no projeto “Nós, os cuidadores – Sessões de grupo para cuidadores informais”

Este convívio de inverno contou com a habitual presença de Ana Marques, diretora da Zona Norte Oriflame, que com uma sessão de maquilhagem ficou responsável por “refrescar” o visual das participantes e fazê-las sentir mais bonitas.

Além da música, do lanche e do convívio informal e descontraído, as cuidadoras de pessoas com diversidade sensorial, intelectual e doença degenerativa tiveram direito a uma surpresa com o intuito de ajudá-las a melhorarem a autoestima e também reforçar os laços entre elas, para que as cuidadoras se sintam também rede de suporte umas das outras.
Este convívio de inverno contou com a habitual presença de Ana Marques, diretora da Zona Norte Oriflame, que com uma sessão de maquilhagem ficou responsável por “refrescar” o visual das participantes e fazê-las sentir mais bonitas. Muito obrigada à Oriflame por esta colaboração.

Este é já o quarto convívio deste projeto da Plural&Singular, a marca gerida pelo Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media que também agradece ao Convívio Associação Cultural e Recreativa a cedência das instalações para a realização deste evento.

Ao todo já se formaram cinco grupos de apoio orientados pela psicóloga clínica Marta Freitas Figueiredo. Falamos de 23 cuidadores que tiveram a oportunidade de descobrir nestes encontros tempo para si próprios, uma maior perceção das suas emoções e a importância do autocuidado. E destas 23 participantes, oito conseguiram encontrar espaço na agenda de cuidados e de compromissos natalícios para marcar presença na festa da Plural&Singular.

“Agradecemos este esforço, porque qualquer compromisso de agenda na vida de cuidadores informais é um esforço de gestão com muitos fatores em ponderação. Muito obrigada a todas por isso”, conclui a organização.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta