Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

Há um estatuto que tira os cuidadores da invisibilidade

Seis anos após a aprovação do Estatuto do Cuidador Informal, em julho de 2019, a realidade de quem cuida diariamente de familiares dependentes continua marcada pela burocracia, invisibilidade social e apoios insuficientes. Em Portugal estima-se a existência de cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais, mas apenas 18 mil têm estatuto reconhecido e pouco mais de seis mil recebem subsídio, com valores médios entre 400 e 450 euros. 

Ler mais
PorFórum

Bernardino Machado: “Tudo o que fiz foi por amor”

A história de Bernardino Machado é a de um pai que dedicou grande parte da sua vida ao cuidado do filho Diogo, portador de uma doença neuromuscular rara, enfrentando falhas do sistema de saúde, burocracias e uma rotina exigente de cuidados.

Ler mais
PorFórum

Fernanda Abreu: “As pessoas com deficiência estão muito habituadas a ouvir a palavra não”

É mulher, mãe do André, diagnosticado com neurofibromatose desde 2007, e esposa de Manuel, a quem doou um rim para pôr fim à diálise causada pela insuficiência renal. Trabalha como assistente operacional numa escola e frequenta o curso de Serviço Social. Como se não bastasse, dedica o tempo livre à organização de peregrinações e caminhadas.

Ler mais
PorFórum

Paula Fernandes: “Cuidar fez sempre parte da minha vida”

Desde muito cedo a cuidar da irmã e, mais tarde, da mãe, Paula viveu décadas dividida entre a vida familiar, o emprego e o quotidiano enquanto cuidadora, num equilíbrio entre dever, afeto e prioridades que raramente podiam ser adiadas.

Ler mais
PorFórum

Cuidar de quem cuida: Guimarães assinala o Dia Nacional do Cuidador Informal

“Cuidar é, talvez, o mais nobre ato de amor.” Foi com esta afirmação que o vereador para a Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Guimarães, Eduardo Leite, abriu a sessão realizada no dia 5 de novembro, Dia Nacional do Cuidador Informal, sublinhando o compromisso firme do município em “não deixar os cuidadores sozinhos”.

Ler mais
PorFórum

Claraboia 2025: quatro dias de inclusão, diálogo e cidadania ativa

Entre os dias 9 e 12 de dezembro, o Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media realizou a 4.ª edição do Claraboia – Feira de Coisas, Festival de Ideias, assinalando o Dia dos Direitos Humanos com uma programação diversificada, participativa e alinhada com os valores da inclusão e de uma cidadania ativa.

Ler mais
PorFórum

CERCIGUI participa na IX Academia FORMEM 2025 dedicada à inclusão e partilha de conhecimento

A CERCIGUI marcou presença na IX Academia FORMEM 2025, que decorreu de 27 a 30 de outubro, no Lufapo Hub, em Coimbra. Este evento anual, promovido pela FORMEM, constitui um espaço de partilha de conhecimento e reflexão sobre a área da deficiência e a promoção da inclusão social.

Ler mais
PorFórum

Um advento gigante: o CLIPP de Brito cria um calendário que une a comunidade

Agora vamos falar de um calendário de advento. Nada de novo. Mas este não é um calendário de advento qualquer. Este projeto, por um lado, aquece qualquer coração, mas por outro, também o faz bater mais depressa só de pensar no tamanho do desafio. No Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso do Centro Social de Brito (CLIPP) está em marcha, há meses, uma verdadeira maratona criativa e solidária: a construção de um calendário do advento megalómano, que promete encantar e unir toda a comunidade neste Natal.

Ler mais
PorFórum

Leitura pública da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência junto à Assembleia da República

No próximo dia 26 de novembro, quarta-feira, o Centro de Vida Independente (CVI) promove uma ação pública e simbólica de protesto em frente à Assembleia da República: a leitura integral e coletiva da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).

Ler mais
PorFórum

Diana Pereira: “A verdade é que quando digo que sou terapeuta ocupacional poucas são as pessoas que sabem o que realmente faço”.

No dia 27 de outubro celebrou-se o Dia Mundial da Terapia Ocupacional, uma data que pretende reconhecer e valorizar o contributo destes profissionais na promoção da autonomia e bem-estar das pessoas. Para assinalar este dia, conversámos com a terapeuta ocupacional do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão e do Lar Residencial Alecrim, valências da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, Diana Pereira, que sublinhou a importância desta data para dar visibilidade ao papel destes profissionais e realçou o impacto da terapia ocupacional na vida das pessoas que acompanha.

Ler mais