No próximo dia 26 de novembro, quarta-feira, o Centro de Vida Independente (CVI) promove uma ação pública e simbólica de protesto em frente à Assembleia da República: a leitura integral e coletiva da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD).
Durante a ação, será exibido o vídeo da leitura da Convenção, produzido com a participação de várias organizações de Guimarães, incluindo o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, o Centro e Lar Inclusivos do Pólo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito, a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães e a CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães.




A edição e produção do vídeo ficaram a cargo da equipa da Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, composta por João Durães, Sofia Pires, Eduardo Valente, Rodrigo Santos e Mayã Quintanilha.
A iniciativa decorre no mesmo dia em que o Parlamento discute a aprovação do Orçamento do Estado para 2026. A leitura pública pretende reafirmar a exigência pela igualdade, dignidade e pelos direitos humanos das pessoas com deficiência, lembrando aos deputados e deputadas os compromissos assumidos por Portugal quando ratificou a CDPD, em 2009.
Nesta ação, partidos com assento parlamentar são convidados a entregar pessoalmente a Declaração de Compromisso previamente enviada pelo CVI – um documento que reafirma as obrigações do Estado português segundo a CDPD e o Comentário Geral n.º 5, sobre o direito à vida independente e à inclusão na comunidade.
Além da leitura, estão abertas inscrições até 20 de novembro para quem quiser ler a Convenção, voluntariar-se ou solicitar apoio logístico e transporte a partir do Porto e de Coimbra.
Sobre o autor