Não tinha qualquer problema de visão, mas por causa de um acidente de trabalho, uma doença hereditária manifestou-se e acabou por ficar cego. “Eu caí para trás de costas na pastelaria a tirar uma tela de pão e foi a partir daí que eu comecei a perder a visão”, lembra Ricardo Rocha, vimaranense, a viver em Sande-São Clemente a terra que o viu nascer e crescer há 49 anos.
Ler maisEstá na altura de tratar do IRS. Mas sabia que com esta obrigação fiscal pode apoiar quem mais precisa? A consignação do IRS permite-lhe encaminhar 0,5% do imposto liquidado a favor do Estado em prol de uma instituição de solidariedade social. É muito importante perceber que esta operação não acarreta qualquer custo acrescido para o contribuinte, ou seja, não recebe menos, nem paga mais.
Ler maisNo último evento em que Ana Sofia Antunes participou na qualidade de Secretária de Estado para a Inclusão foram assinados 29 acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente que tornaram a assistência pessoal para pessoas com deficiência uma resposta permanente da Segurança Social para pessoas com deficiência.
Ler maisOs atletas da equipa de Boccia do Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito conquistaram o primeiro lugar e a respetiva qualificação para a Final do Nacional de Boccia Deficiência Intelectual.
Ler maisO jogo Portugal x Suécia, que se realizou a 21 de março, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, foi mais inclusivo para as pessoas com deficiência e pessoas Surdas graças à aposta na acessibilidade que a Federação Portuguesa de Futebol tem vindo a fazer, em colaboração com a Access Lab.
Ler maisUm dos momentos altos do mês de março para os clientes do Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito foi a visita ao Museu Alberto Sampaio para assistirem ao Teatro de Sombras da Lenda da Oliveira e da Lenda do Cutileiro.
Ler maisEncontrar informações sobre espetáculos culturais acessíveis em Portugal nem sempre é fácil, mas existem alguns sites que se dedicam a reunir a programação com audiodescrição, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e outras acomodações necessárias para que o público com necessidades específicas desfrute de eventos culturais em pleno.
Ler maisNo ano em que celebra duas décadas, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães reuniu a 13 de março para continuar a definir o plano de atividades para o corrente ano.
Ler maisPortugal conquistou em cinco dias de prova 42 medalhas (17 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze) no maior evento desportivo mundial para atletas com Síndrome de Down que se realizou em Antália, na Turquia.
Ler maisA 3.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) distinguiu projetos de 59 autarquias, entre os quais, o consórcio vimaranense “Guimarães, Concelho Cuidador”, com o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais.
Ler mais