Arquivo mensal Junho 2024

PorFórum

Jovens do CLIPP participam em Atividade de Andebol

No passado dia 10 de junho, a Plataforma das Artes em Guimarães foi palco de uma animada manhã de desporto e de convívio, promovida pelo Clube Desportivo Xico Andebol. Os jovens do Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito participaram ativamente nesta iniciativa, que combinou a prática de andebol com momentos mais lúdicos, proporcionando um dia repleto de diversão.

Ler mais
PorFórum

Compre um Manjerico da Simplesmente Amor By Alecrim

Este São João, traga para casa não apenas a alegria e a tradição dos Santos Populares, mas também um toque especial de carinho e solidariedade. Ao comprar um manjerico da Simplesmente Amor By Alecrim, marca do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão e do Lar Residencial Alecrim, valências da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, estará a apoiar uma boa causa e a contribuir para o bem-estar dos residentes.

Ler mais
PorFórum

Guimarães Challenge: Caminhada Solidária a Favor da CERCIGUI

No domingo, dia 09 de junho, Guimarães foi palco do evento Guimarães Challenge, uma caminhada organizada em apoio à CERCIGUI, fazendo com que a  comunidade se unisse num gesto de solidariedade, percorrendo juntos um trajeto que simbolizou a união e o apoio às pessoas com deficiência.

Ler mais
PorFórum

Mais uma “Campanha Tolerância Zero”

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães realizou mais uma “Campanha Tolerância Zero”, envolvendo os alunos das Escolas EB 2,3 de Caldas das Taipas e da Escola Básica de Abação mas também as pessoas apoiadas pela CERCIGUI. 

Ler mais
PorFórum

ISEC Lisboa lança “Ebook Educação Inclusiva 2024 – um direito inegociável” 

O Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) anunciou recentemente a publicação do “Ebook Educação Inclusiva 2024 – um direito inegociável”, como parte da Coleção da Escola de Educação e Desenvolvimento Humano. Este e-book propõe-se a explorar, de forma inovadora, os caminhos da inclusão no contexto escolar, destacando não apenas os desafios, mas também as oportunidades e soluções práticas para uma educação verdadeiramente inclusiva.

Ler mais
PorFórum

Bodas de Pérola da APCG: 30º anos de crescimento e impacto

A celebração dos 30 anos da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) é um marco a celebrar e que traduz a notável evolução e impacto desta instituição na comunidade local. Fundada em 1994, a APCG começou de forma humilde, com instalações e uma equipa pequenas, mas com uma missão clara: apoiar pessoas com paralisia cerebral e outras deficiências.

Ler mais
PorFórum

Acessibilidade eleitoral: Relatório divulga que UE está longe de garantir a igualdade de participação para os eleitores com deficiência.

A  Agência Europeia dos Direitos Fundamentais divulgou um relatório que conclui que, embora os Estados-membros da União Europeia (UE) tenham feito progressos significativos na acessibilidade eleitoral desde as eleições europeias de 2019, ainda estão longe de garantir a igualdade de participação para os eleitores com deficiência. 

Ler mais
PorFórum

União Europeia tem agora cartões de deficiência e de estacionamento

O cartão europeu de deficiência e o cartão europeu de estacionamento para pessoas com deficiência foi aprovado, em abril, no Parlamento Europeu garantindo igualdade de acesso a condições preferenciais, como taxas de entrada reduzidas ou nulas em espaços públicos e culturais, acesso prioritário e acesso ao estacionamento reservado, em todos os países da União Europeia (UE).

Ler mais