Mais uma “Campanha Tolerância Zero”

PorFórum

Mais uma “Campanha Tolerância Zero”

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães realizou mais uma “Campanha Tolerância Zero”, envolvendo os alunos das Escolas EB 2,3 de Caldas das Taipas e da Escola Básica de Abação mas também as pessoas apoiadas pela CERCIGUI. 

A “Campanha Tolerância Zero” – uma das iniciativas promovidas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – tem a missão de aplicar multas simbólicas pelos alunos de alguns agrupamentos de escolas, com vista à reflexão dos condutores que incumprem a lei aumentando a consciência do impacto do respetivo comportamento na vida das pessoas com deficiência.

Os alunos das escolas distribuem também uma mensagem de apreço pelos condutores que cumprem a lei, no que respeita às acessibilidades.

A campanha visou, mais uma vez, alertar os condutores sobre a importância da livre circulação das pessoas com mobilidade reduzida, sensibilizando a comunidade e promovendo a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. Os alunos e os participantes da CERCIGUI atribuíram multas simbólicas aos condutores que obstruíam acessos e distribuíram estrelas douradas aos “condutores 5 estrelas”, incentivando uma reflexão sobre o impacto do comportamento dos condutores na vida das pessoas com deficiência.

A iniciativa contou com a colaboração do Centro de Vida Independente, do Projeto Sara Coutinho, da Junta de Freguesia de Caldelas, da Polícia Municipal, da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta