CERCIGUI participa na IX Academia FORMEM 2025 dedicada à inclusão e partilha de conhecimento

PorFórum

CERCIGUI participa na IX Academia FORMEM 2025 dedicada à inclusão e partilha de conhecimento

A CERCIGUI marcou presença na IX Academia FORMEM 2025, que decorreu de 27 a 30 de outubro, no Lufapo Hub, em Coimbra. Este evento anual, promovido pela FORMEM, constitui um espaço de partilha de conhecimento e reflexão sobre a área da deficiência e a promoção da inclusão social.


Nesta edição, este evento destaca-se pela realização do Seminário da Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, nos dias 27 e 28 de outubro, uma iniciativa co-financiada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), que reúne profissionais, organizações e entidades públicas e privadas com intervenção no setor.

“Participámos no painel “Caminhos de Inclusão”, onde partilhámos a experiência do projeto BYblios, desenvolvido em parceria com a Desincoop CRL”, refere a organização nas redes sociais. “Tivemos também o orgulho de contar com a presença de um trabalhador com incapacidade da CERCIGUI, que deu o seu testemunho no painel dedicado às pessoas com incapacidade”, revelou a Cercigui. 


A participação da CERCIGUI serviu para reforçar o compromisso com a melhoria contínua das práticas inclusivas, a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e/ou incapacidade, e o intercâmbio de experiências e projetos inovadores. A presença nesta edição representou também uma oportunidade para fortalecer a colaboração e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido em prol da inclusão na região de Guimarães.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta