Prémios iguais entre medalhados paralímpicos e olímpicos

PorFórum

Prémios iguais entre medalhados paralímpicos e olímpicos

A portaria n.º 332-A/2018 publicada a 27 de dezembro de 2018 em Diário da República veio definir que no que diz respeito aos medalhados nas grandes competições internacionais os atletas paralímpicos vão receber o mesmo valor do prémio que os atletas olímpicos.


O presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, sublinha “a concretização de uma reivindicação antiga por parte dos atletas da dimensão paralímpica”.

É algo que nos deve orgulhar a todos e nos enche de satisfação. Mas não podemos deixar de chamar à atenção que o mais determinante para a obtenção de resultados de excelência são as condições de preparação que cada atleta pode ter à sua disposição. Importa agora garantir que, tal como para os prémios de mérito desportivo, seja concretizada legislação que garanta as mesmas condições em ciclos paralímpicos seguintes”, aponta José Manuel Lourenço.

“A equiparação dos prémios de mérito é sem dúvida uma vitória da Comissão de Atletas, fruto do nosso trabalho e perspicácia no entendimento das normas que nos dizem respeito”, refere, por sua vez, a presidente da Comissão de Atletas Paralímpicos, Carolina Duarte. Depois de muitas reuniões finalmente o trabalho de todos os atletas é valorizado dignamente”, conclui a atleta.

Segundo informação do CPP, esta medida pretende melhorar globalmente os montantes dos prémios a atribuir por resultados obtidos em Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos e Campeonatos do Mundo e da Europa, estimulando ainda as representações multidesportivas nacionais em eventos como as Universíadas, os Jogos Mundiais e os Jogos Surdolímpicos.

A portaria n.º 332-A/2018 pode ser consultada AQUI

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta