Fórum Municipal atua todo o ano pela inclusão

PorFórum

Fórum Municipal atua todo o ano pela inclusão

As Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência são a pedra de toque do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães. Mas nem só de eventos e iniciativas públicas é feita a atividade deste órgão informal de debate, de consulta e de informação. Há também uma grande proximidade e apoio aos projetos desenvolvidos pelas várias entidades vimaranenses e um trabalho “de formiguinha” relacionado com a emissão de pareceres sobre barreiras arquitetónicas sinalizadas pelos respetivos membros.

Desde 2005, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães assinala anualmente o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com um programa diversificado que combina desporto, cultura, sensibilização e inclusão.

Ao longo dos anos, as comemorações têm integrado provas desportivas, concursos escolares e exposições em vários espaços da cidade, bem como sessões de sensibilização em escolas básicas e a produção de spots radiofónicos. No entanto, o espetáculo no Centro Cultural Vila Flor (CCVF) é o momento auge deste programa que se tem prolongado por várias semanas e está repleto de iniciativas realizadas para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas.

O dia do espetáculo é o dia em que todas as organizações e elementos que integram o Fórum Municipal se juntam para subirem ao palco ou assistirem às atuações que prepararam nas semanas anteriores. O grande auditório do CCVF fica lotado e o borburinho que se ouve aponta sempre para a presença massiva de crianças provenientes dos agrupamentos de escolas do concelho. Este momento é o culminar de toda esta celebração e o ponto de encontro por excelência desta festa da inclusão.

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães tem vindo a reforçar a sua política de acessibilidade, emitindo pareceres e promovendo intervenções para eliminar barreiras arquitetónicas em vários espaços públicos. Esta atividade ocupava cada vez mais espaço nas reuniões dos membros, ao ponto de se decidir criar, em 2024, um grupo temático com reuniões paralelas focadas nesta área.

Entre as ações, destacam-se inspeções e propostas de melhoria nas estações ferroviárias da linha local, na Escola EB 2,3 e Secundária Santos Simões, no Estádio D. Afonso Henriques e no Parque de Estacionamento da Mumadona. Foram também identificadas barreiras na via pública e em edifícios públicos, com recomendações para o rebaixamento de passeios, colocação de sinalização e rampas de acesso. Em 2023, foi solicitado o arranjo de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada que se encontravam inacessíveis. Para 2025, além da aposta na promoção da acessibilidade na Feira Afonsina, está ainda prevista a instalação de equipamento adaptado no Parque Infantil do Parque da Cidade e a conclusão, até dezembro, da adaptação das casas de banho públicas do Centro Histórico, obra aprovada no âmbito do programa Acessibilidades 360 do Instituto Nacional de Reabilitação, I.P..

O município de Guimarães tem-se constituído investidor social de várias iniciativas responsáveis pela promoção da inclusão e participação das pessoas com deficiência vimaranenses. E o Fórum Municipal tem funcionado como um mediador, fazendo com que os projetos beneficiem de uma maior articulação institucional e de um envolvimento mais próximo das associações, das escolas e da comunidade.

Entre 2022 e 2023, O Fórum Municipal colaborou com o projeto “+Acesso para Todos – por Comunidades Inclusivas”, da Associação Salvador, e com o projeto “Estórias da Madeira – Oficina de Criatividade, Empoderamento e Transformação Pessoal” promovido pelo Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media em colaboração com a Because I Care – Associação Para Apoiar E Cuidar De Pessoas Que Cuidam.

A participação no “Seeds of Change: Take Yours and Spread It”, um programa de capacitação para a autonomia e vida independente, e no “I9 com a Diferença”, centrado na integração laboral e inclusão que dará continuidade com o “I9 com Portas Abertas” é essencial para responder aos desafios que ainda persistem no concelho no que diz respeito à plena participação das pessoas com deficiência.

No campo cultural, destaca-se o Projeto Realces, com a inauguração da exposição tátil “Territórios Culturais” na Biblioteca Municipal Raul Brandão, em 2024, e “Emoções” na Casa da Memória de Guimarães, em 2025. Este projeto promoveu ainda a entrega dos prémios do concurso literário inclusivo “Ver pelo Tato”, também na Casa da Memória.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta