Balanço das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

PorFórum

Balanço das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de covid-19, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 03 de dezembro, com a divulgação de um vídeo pelas redes sociais, com a colocação de lonas com frases de sensibilização em várias zonas do concelho e com a parceria na realização da I Conferência da Cercigui dedicada à temática “O percurso de vida da pessoa com deficiência”.

O vídeo elaborado com a participação das entidades que integram o Fórum Municipal compilou fotografias de atividades desenvolvidas pelas organizações vimaranenses de apoio às pessoas com deficiência e, além da divulgação online, foi distribuído pelas escolas, entidades e pelos órgãos de comunicação social com o intuito de promover a discussão sobre esta temática.

Pode ver o vídeo AQUI

Este ano, para evitar ajuntamentos, em momentos como a caminhada inclusiva e a leitura do Pregão, os elementos deste órgão informal de consulta gerido pelo município vimaranense optaram por espalhar pelo concelho várias frases que, embora sem o mesmo alcance, consigam substituir o contexto reivindicativo e de sensibilização que estes dois momentos da programação representariam.

 

O Agrupamento de Escolas da Abação é uma das entidades que integra o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães e que assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no seio da comunidade escolar.

A vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, Paula Oliveira, em jeito de antevisão destas comemorações, em entrevista ao Fórum Municipal, referia que as mensagens escritas nas lonas tinham como objetivo “fazer pensar os munícipes, consciencializando-os sobre a necessidade de serem tomadas atitudes e comportamentos inclusivos para com as pessoas com deficiência”.

“O percurso de vida da pessoa com deficiência” serviu de mote para a conferência que a Cercigui realizou a 11 de dezembro, no Hotel da Oliveira, em Guimarães.

Os três painéis de oradores convidados para fazer esta “viagem” abordaram as respostas sociais e a escola inclusiva, a formação profissional e o ingresso do mercado de trabalho e o envelhecimento e a saúde mental das pessoas com deficiência/diversidade funcional.

“O grande objetivo era tornar o debate sobre a deficiência abrangente, participativo e esclarecedor, não só para quem é da área mas também para famílias e comunidade em geral”, esclarece a responsável pelo Marketing e comunicação da Cercigui, Clara Paredes Castro. “Por isso escolhemos o percurso de vida da pessoa com deficiência como tema, porque nos pareceu uma forma de mostrar as respostas sociais que existem para cada fase e como elas podem e devem evoluir”, completa.

A conferência colocou à discussão e também quis identificar o que estaria a falhar a nível das respostas sociais para cada uma dessas etapas e apontar potenciais soluções para resolver os desafios existentes. “Essencialmente percebeu-se que Portugal tem uma legislação bem enquadrada e avançada em relação à Europa mas que na prática há um longo caminho a percorrer”, aponta Clara Paredes Castro como conclusão geral. “Há lacunas que não foram perspetivadas, uma falta de presença e acompanhamento no terreno e a discussão não tem sido tão abrangente quanto seria expectável. Uma maior autonomia regional poderia solucionar alguns dos problemas levantados. No fundo continuar a pensar globalmente mas agir localmente”, resume.

A Conferência “O percurso de vida da pessoa com deficiência” contou com mais de 300 inscrições de todo o país e até do Brasil e foi muito participada contando já com cerca de cinco mil visualizações dos vídeos.

O lar residencial e centro de atividades ocupacionais Alecrim, valências da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, decidiu realizar um vídeo que mostrasse que “a inclusão é um processo construído por todos nós”.

Pode ver o vídeo AQUI

 

03 de dezembro, Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 2020

“Construindo Melhor: em direção a um mundo pós-covid 19 inclusivo, acessível e sustentável” foi o tema escolhido pelo Instituto Nacional de Reabilitação, I. P. (INR, I.P) para a edição de 2020 das comemorações nacionais do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Foram programados três momentos, nas tardes de 02, 03 e 04 de dezembro, para abordar, em cada um deles, temas como a “Acessibilidade à Comunicação, um direito para todos”, o debate da importância da Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 e o “Contributo do emprego para a inclusão social das pessoas com deficiência”.

O “momento alto” desta comemoração, a 03 de dezembro, teve um formato híbrido, com transmissão do Centro Cultural de Belém para o canal de Youtube do INR, I.P. e contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

As iniciativas de 02 e o4 de dezembro ocorreraram em modo, totalmente, online e contaram com as participações da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa , Maria de Fátima Fonseca, e do Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.

Pode rever estas sessões AQUI

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta