O 6.º Encontro Distrital dos Balcões da Inclusão (BI) dos distritos de Braga e Viana do Castelo, organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em parceria com o município de Vouzela, ocorreu no dia 12 de julho em Vizela e o município vimaranense fez-se representar pela técnica responsável por este serviço, Daniela Fernandes.
A abertura do evento foi realizada pela Chefe da Unidade da Ação Social e Habitação Social da Câmara Municipal de Vizela, Ana Machado, e pelo presidente do Conselho Diretivo do INR, Rodrigo Ramos. A mediação ficou a cargo de Eduarda Saraiva, Chefe de Divisão da Unidade de Coordenação e Gestão de Parcerias do INR, e Gisela Afonso, Coordenadora da Rede de Balcões Municipais.
Foi enfatizada a importância dos encontros presenciais para a troca de informações e fortalecimento do trabalho em rede e o conhecimento das dinâmicas dos Balcões da Inclusão e a identificação das boas práticas, com o objetivo de fomentar sinergias de funcionamento.
As discussões abordaram a importância do ativismo pelos direitos das pessoas com deficiência e a implementação de projetos inclusivos, tendo, inclusivamente, sido feito, da parte da tarde, um debate sobre a integração no mercado de trabalho.
Este momento contou com a participação da terapeuta ocupacional da Associação Para A Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela (AIREV), Rita Rocha, um formando de um Curso de Serigrafia e Estamparia, atualmente em estágio, Pedro Pereira, e o empresário da empresa Costampa – Estamparia, Lda, Joaquim Costa.
Os palestrantes discutiram os desafios e oportunidades na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, partilhando experiências e estratégias para promover uma integração eficaz.
O encontro contou com a presença de técnicos do Diretor de Núcleo de Gestão do Cliente do Centro Distrital de Viana do Castelo, da Diretora de Núcleo do Cliente dos Serviços Centrais, e de técnicos dos municípios dos distritos de Braga e Viana do Castelo, incluindo Daniela Fernandes em representação do Balcão da Inclusão de Guimarães.
Segundo o INR, os participantes apresentaram os projetos desenvolvidos no âmbito dos Balcões da Inclusão, demonstrando boas práticas implementadas que promovem a qualidade de vida das famílias e a integração social das pessoas com deficiência.
O objetivo principal para a realização destes encontros foi cumprido: foram fortalecudos os laços entre os técnicos, a partilha das boas práticas e o espírito de união da rede incentivando-se a continuidade do trabalho colaborativo. Fonte: INR, I.P.
Sobre o autor