20 e 21 de setembro: Jornadas Inclusivas “Consciencializar para incluir”

PorFórum

20 e 21 de setembro: Jornadas Inclusivas “Consciencializar para incluir”

Para celebrar o 20º aniversário e o Cinquentenário do 25 de abril, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães realiza nos dias 20 e 21 de setembro as Jornadas Inclusivas “Consciencializar para incluir”, no auditório da Fraterna, localizado no centro da cidade, na rua de Vila Verde.

Nestas jornadas, em que se pretende abordar várias temáticas como é o caso da educação inclusiva, a formação profissional e o emprego, a vida independente, a acessibilidade, a assistência pessoal e a sexualidade das pessoas com deficiência.

Para promover a sua participação e a inclusão social e dando cumprimento ao lema adotado mundialmente pelas pessoas com deficiência: “Nada Sobre nós, Sem Nós”, todos os painéis e momentos musicais contarão com o testemunho de pessoas com deficiência.

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal dedicado ao debate, consulta e disseminação de informações, apoiado pela Divisão para a Coesão e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Guimarães. Este órgão é presidido pelo Presidente da Câmara, que delega funções na Vereadora Dr.ª Paula Oliveira.

O Fórum é composto por pessoas com deficiência e por várias entidades que atuam nesta área, incluindo estabelecimentos de ensino, associações, cooperativas e IPSS. A sua missão é promover os direitos das pessoas com deficiência e fomentar a sua inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade cada vez mais inclusiva.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta