3 de dezembro: Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

PorFórum

3 de dezembro: Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinala-se a 03 de dezembro e, em 2019, o programa das comemorações, que começam a 25 de novembro e terminam a 10 de dezembro, além do grande espetáculo no Centro Cultural Vila Flor, inclui ainda ações de sensibilização, uma marcha inclusiva e uma demonstração de Judo.

Organizadas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, desde 2005, estas atividades, que pretendem lembrar a importância da inclusão e participação plena das pessoas com deficiência na sociedade, encontram no espetáculo que se realiza no grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor o culminar de toda esta celebração. Este evento conta com a apresentação de números artísticos por parte das escolas e das instituições, mostrando, em artes diversas, que o palco é de TODOS.

Este ponto de encontro por excelência destas comemorações tem como lema “Crescer, viver e agir numa sociedade inclusiva” e é um momento de alegria abrilhantado pelos participantes, pequenos e graúdos, que sobem ao palco para atuarem.

Este ano o espetáculo realiza-se a 03 de dezembro, a partir das 10h00, contando com tradução em Língua Gestual Portuguesa. Apareça!

Mas o programa das comemorações começa a 25 de novembro com a realização de debates e ações de sensibilização junto da comunidade escolar. Além disso algumas crianças e jovens com deficiência vimaranenses vão acompanhar a entrada no relvado dos jogadores do Vitória Sport Clube, no jogo frente ao Portimonense que se realiza no dia 08 de dezembro, com início marcado para as 15h00.

A Caminhada Inclusiva realiza-se no dia 05, a partir das 10h30. Nesta 7.ª edição desta Marcha inclusiva o percurso foi alterado, decidindo-se que a concentração e saída deveria fazer-se a partir do Largo Cónego José Maria Gomes ( Largo da Câmara), terminando no Largo do Toural para a leitura do Pregão e para a largada de pombos pela Sociedade Columbófila de Guimarães.

Programa:

25 a 29 NOVEMBRO | 10h00 | Escolas | Debate

03 de DEZEMBRO | 10h30 | grande auditório do Centro Cultural de Vila Flor |Crescer, viver e agir numa sociedade inclusiva” 

*COM TRADUÇÃO EM LÍNGUA GESTUAL

05 de DEZEMBRO | 10h30 | Largo Cónego José Maria Gomes ( Largo da Câmara) | Marcha Inclusiva

*Trajeto: Largo Cónego José Maria Gomes ( Largo da Câmara), Rua de Santa Maria, Largo da Oliveira, Rua da Rainha, Rua Santo António, Rua Gil Vicente, Rua Paio Galvão, Largo do Toural.

08 de DEZEMBRO | 15h00 | Estádio D. Afonso Henriques | Entrada no relvado dos atletas do Vitória acompanhados por jovens  da APCG – Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Lar Residencial Alecrim/CAO da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Cercigui, agrupamentos de escolas, Fernando Távora e João de Meira

*Jogo entre o Vitória Sport Clube e o Portimonense

09 de DEZEMBRO | 10h00 às 12h00 | Cercigui (Rua Raul Brandão, 195)| Aula Aberta de Judo

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta