A Oficina integra a Rede de Teatros com Programação Acessível

PorFórum

A Oficina integra a Rede de Teatros com Programação Acessível

A Rede de Teatros com Programação Acessível, da qual faz parte a cooperativa vimaranense A Oficina, é apresentada na próxima terça-feira, dia 19 de Outubro, às 15h00, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.

Trata-se de um conjunto de espaços culturais que se propõe a apresentar uma oferta regular de espetáculos com audiodescrição e com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

A intenção desta iniciativa descentralizada é melhorar as condições de acesso à programação destas entidades para pessoas com deficiência visual, para o público Surdo e respetivos familiares e amigos.

A Rede de Teatros com Programação Acessível, além d’A Oficina. é composta pelo Cine-teatro Louletano (Loulé), pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana (Viana do Castelo), pelo Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal) e pelo Teatro Municipal da Guarda.

Coordenada pela Acesso Cultura e com o apoio do BPI e da Fundação “la Caixa”, esta rede, além de melhorar as condições de acesso à programação cultural fora dos dois grandes centros urbanos, Lisboa e Porto, vai permitir uma colaboração efetiva e eficaz partilha dos recursos entre os seus membros.

Colaboradores d’A Oficina recebem formação em LGP
A formação em Língua Gestual Portuguesa, dirigida às equipas de atendimento e assistentes de sala, decorre no CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, entre os meses de setembro e outubro.

Ministrada por Ângelo Costa, membro da Associação de Surdos do Porto, vice-presidente da Federação Portuguesa das Associações de Surdos e membro da Associação de Profissionais de Lecionação de Língua Gestual, esta formação de iniciação à Língua Gestual Portuguesa insere-se no conjunto de medidas de promoção da inclusão e da acessibilidade universal nos espaços d’A Oficina, assim como nas suas atividades.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta