Proximidade ao cidadão, clareza e transparência são três dos objetivos que o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, considerou importantes em relação à utilização do novo site institucional do município, lançado a 7 de maio, no Instituto de Design de Guimarães.
“Colocamos tudo o que é o topo da tecnologia e do conhecimento de base digital para que os nossos objetivos sejam cumpridos: proximidade aos cidadãos, mais conteúdos e mais informação”, começou por dizer Domingos Bragança. Outro objetivo que o autarca vimaranense pretende alcançar com este novo website do município é o da “clareza e transparência”, cumprindo a legislação da proteção de dados, mas fazendo “tudo aquilo que robusteça a relação entre munícipe e município”.
O evento de apresentação do novo site institucional da autarquia vimaranense contou ainda com a presença de Paulo Lopes Silva, vereador dos Sistemas Inteligentes e de Informação, e de César Silva, da Wiremaze, empresa que desenvolveu a plataforma em causa que se apresenta com três menus nucleares: o portal do cidadão, o portal dos investidores e o portal de notícias.
Para apoiar a navegação dos respetivos utilizadores existe um avatar de Língua Gestual Portuguesa dirigido à comunidade Surda que pretenda aceder ao site do município vimaranense, mediante a ativação desta funcionalidade – o utilizador deve sublinhar o texto pretendido e clicar no ícone da barra de ferramentas, do lado direito do site.
Esta ferramenta que traduz o conteúdo do site autárquico em Língua Gestual Portuguesa não é novidade, visto que já foi lançado em 2019, por ocasião do Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa que se assinala a 15 de novembro.
A juntar a esta funcionalidade, existe um avatar de inteligência artificial, esse sim, lançado agora, que dá a possibilidade de fazer as perguntas e receber as respostas tanto por escrito ou por voz e que facilita o processo de obtenção de informações.
Esta medida de acessibilidade vem-se juntar a outras já existentes, nomeadamente, o cumprimento dos critérios de acessibilidade de nível A das Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web 2.0, a tradução do conteúdo em inglês e a possibilidade de ouvir as informações disponibilizadas.
Uma das principais novidades é o facto das notícias estarem agora num portal dedicado chamado Guimarães Visível e disponível em https://www.guimaraesvisivel.pt/.
Direitos da fotografia: Câmara Municipal de Guimarães
Sobre o autor