Portal Infopédia disponibiliza dicionário de língua gestual portuguesa

PorFórum

Portal Infopédia disponibiliza dicionário de língua gestual portuguesa

A 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa e, este ano, aproveitando a efeméride, a Porto Editora colocou online, através do Portal Infopédia, o que diz ser o “único dicionário de língua gestual portuguesa”.

Portal Infopédia disponibiliza dicionário de língua gestual portuguesa

O dicionário, cuja autora é Ana Bela Baltazar, intérprete e professora de Língua Gestual Portuguesa, reúne mais de 5300 entradas, todas devidamente acompanhadas de vídeo demonstrativo.
De consulta fácil, nomeadamente através do telemóvel e outros dispositivos móveis, com esta iniciativa pretende-se “proporcionar um apoio mais efetivo quer à comunidade de surdos em Portugal – calculada em mais de 100 mil – quer aos familiares, educadores, professores ou técnicos”. “Não menos importante, é a contribuição para a efetiva inclusão daqueles cidadãos na sociedade e para a valorização de uma das línguas oficiais do nosso país, a Língua Gestual Portuguesa”, pode ler-se no site da Porto Editora.

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta