Consulta Pública para a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025

PorFórum

Consulta Pública para a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025

A proposta de Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 está disponível para consulta pública e qualquer pessoa pode enviar contributos para a mesma até 24 de dezembro.

Este documento apresenta um conjunto de medidas plurianuais que orientam o planeamento das políticas públicas e a definição de objetivos prioritários que orientem a ação de combate da discriminação e de garantia da participação ativa das pessoas com deficiências e incapacidades nas várias esferas da vida social.

Foi criado um grupo interdepartamental que ficou responsável pelo acompanhamento da execução e da adequação das 133 medidas constantes nos oito eixos prioritários de intervenção da Estratégia, respetivos indicadores/objetivos e entidades responsáveis, determinando que o acompanhamento técnico permanente da execução da ENDEF pertence ao Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.

“Esta proposta de estratégia, consubstancia um documento que foi objeto de profunda reflexão, e que envolveu desde o primeiro momento a colaboração de um conjunto de organizações representativas das pessoas com deficiência, colaboração que desde já publicamente reconheço”, referiu a secretária de Estado para a Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes na respetiva página do Facebook.

A Estratégia para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, encontra-se disponível para consulta no portal do Governo em AQUI https://www.inr.pt/noticias/-/journal_content/56/11309/433133

Os contributos deverão ser remetidos para o endereço de e-mail consultalex.enipd.21.25@mtsss.gov.pt

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta