Guimarães participou no 4.º Encontro Nacional da Rede de Balcões de Inclusão

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Guimarães participou no 4.º Encontro Nacional da Rede de Balcões de Inclusão

O Balcão da Inclusão de Guimarães, um serviço de atendimento especializado a pessoas com deficiência que existe desde 2018, em resultado de um protoloco assinado entre o município vimaranense e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.), participou no 4.º Encontro Nacional da Rede de Balcões de Inclusão que se realizou a 09 de novembro.

Sob o tema “Comunicar para incluir” este evento teve como objetivo realçar a importância da comunicação colaborativa com vista à inclusão das pessoas com deficiência, mas também pretendia dar a conhecer os objetivos para o próximo ano.

Na sessão de abertura a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, salientou que os balcões da inclusão são estruturas “com recursos humanos com formação, know how e especialização naquilo que estão a fazer e com conhecimentos para orientar e esclarecer e ajudar as pessoas com deficiência, suas famílias e todos aqueles que trabalham em áreas conexas com a deficiência”.

“Volvidos estes cinco anos e meio temos já uma rede bastante extensa que continuámos a querer ampliar. Para além do Balcão no Instituto Nacional Para a Reabilitação e dos 18 balcões nos centros distritais da Segurança Social contámos já com 96 Balcões da Inclusão em diferentes municípios, isto significa, praticamente, um terço dos municípios do nosso país. Mas obviamente que queremos continuar a crescer e chegar a mais municípios”.

Sobre a importância da comunicação acessível, Patrícia Santos do INR, I.P. salientou que a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 prevê a criação de uma norma técnica de qualidade que defina a acessibilidade dos instrumentos de comunicação e divulgação elaborados pelos organismos do setor público. “Temos também a criação de equipas que garantam que a documentação que se realiza nos ministérios e dos serviços que deles dependem sejam acessíveis”, referiu. “A acessibilidade é um fator de cidadania e se não houver acessibilidade as pessoas com deficiência não vão conseguir, nem exercer os seus direitos, nem cumprir os seus deveres, como qualquer outro cidadão comum. Invistam na acessibilidade para que possamos ter serviços públicos mais acessíveis e mais satisfatórios para todas as pessoas”, terminou.

O evento contou ainda com a apresentação de quatro testumnhos do trabalho em rede existente e foi encerrado pelo presidente do INR, I.P., Humberto Santos que considerou importante “não deixar os cidadãos entregues a si próprios e à administração pública”. “Com todo o respeito, sou funcionário público há 40 anos, mas não deixo de reconhecer que nós próprios enquanto cidadãos quando deixados sozinhos no meio de uma rede tão sistémica como é a administração pública corremos o risco de ter alguns percalços nas nossas aspirações e nas nossas necessidades. Por isso tenho repetido que não se deixe qualquer cidadão sem acompanhamento porque a nossa sensibilidade será diferente do que se for o cidadão sozinho a bater à porta da administração pública”, sublinhou o presidente do INR, I.P..

O Balcão da Inclusão é o serviço de atendimento especializado sobre a temática da deficiência ou incapacidade disponibilizado que se encontra disponível nos Serviços de Atendimento da Segurança Social das sedes dos 18 distritos. O Balcão da Inclusão de Guimarães existe desde 2018 e funciona no departamento da Ação Social do município de Guimarães com um atendimento próximo na resolução das situações apresentadas sobre direitos e benefícios, de acordo com a legislação em vigor, e também acerca dos recursos existentes.

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