As pessoas com mobilidade reduzida de Guimarães e todas as que queiram visitar o concelho têm agora à disposição uma frota de 80 autocarros acessíveis, podendo os respetivos horários e rotas serem consultados no site da concessionária de transportes públicos de Guimarães, a Guimabus.
Estes autocarros possuem rampas manuais, para evitar os constrangimentos e as avarias das rampas de acesso elétricas e a necessidade de utilização deste serviço é acionada através de um botão localizado no exterior do autocarro.
Segundo informação disponibilizada no site da empresa, “o operador obriga-se a prestar assistência às pessoas com mobilidade condicionada, na entrada e saída dos veículos, desde que munidos do respetivo título de transporte válido para o percurso pretendido”.
Além dos espaços reservados para cadeiras de rodas, os autocarros têm ainda os avisos sonoros para informação das paragens, são climatizados, disponibilizam acesso à internet e 22 dos quais são elétricos.
Nota para o facto já noticiado pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães da existência de uma comparticipação do passe a pessoas com deficiência.
A medida do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, é dirigida a todas as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% e corresponde a uma comparticipação de 25% sobre o passe nos Transportes Urbanos de Guimarães, que somada à já existente comparticipação pela ação da CIM Ave, com desconto de 50%, perfaz uma redução conjunta de 75%.
Os utentes que pretendam usufruir destes descontos deverão solicitar, junto dos serviços da ação social do Município, a respetiva declaração de habilitação de pessoa com deficiência, subscrevendo junto do operador pretendido, pela entrega do formulário “PART – Passe Pessoas com Mobilidade Condicionada”, disponível no site www.cm-guimaraes.pt (Formulários). Este procedimento não dispensa o procedimento inerente à atribuição do desconto do Passe CIM do Ave.
Esta iniciativa municipal, que pretende fomentar a utilização dos transportes públicos e contribuir para a descarbonização do centro da cidade, inclui outra medida de apoio à subscrição de passes mensais: a comparticipação do Passe da Linha da Cidade, dos Transportes Urbanos de Guimarães, no valor de € 7,10, atualmente destinada aos assinantes da CP – Comboios de Portugal, com origem/destino em Guimarães. Para tal, basta junto do operador aderir ao passe da Linha da Cidade.
Para mais informações clicar AQUI.
https://guimabus.pt/horarios-linhas/#1640310341777-7ff42e39-2c71
Sobre o autor