Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: “Trocar por Miúdos” a comunicação para todos

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: “Trocar por Miúdos” a comunicação para todos

O contributo do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media para fazer jus ao mote em “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, fez-se junto do grupo de Autorrepresentantes da Cercigui e das crianças e jovens de algumas estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas da Abação, Fernando Távora, João de Meira e Taipas.

A atividade “Trocar por Miúdos – conceitos complexos explicados às crianças”, desenvolvida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, realizou-se em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho e teve oportunidade de realizar sessões a mais de 400 alunos.

Nesta ação de sensibilização, as crianças encontraram um ambiente divertido e amigável para abordar o conceito de “comunicação para todos” através de um jogo lúdico que recorreu à narrativa dos super heróis para envolver as crianças no cumprimento da “missão” proposta.

“Foi possível verificar que as crianças estão atentas ao mundo que as rodeia, são curiosas e são muito naturais do que diz respeito à diversidade funcional das pessoas e à forma como comunicam”, constatou uma das colaboradoras desta organização vimaranense, Cláudia Pires. “De uma maneira geral, já tinham noções em relação ao Braille, à Língua Gestual Portuguesa e os exercícios propostos fez-lhas compreender a importância destes códigos para as pessoas cegas e surdas comunicarem e terem as mesmas oportunidades”, concluiu.

As escolas também não deixaram de, internamente, assinalar a ocasião e desenvolveram muitas atividades para sensibilizar a comunidade escolar para a importância do cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência.

O Agrupamento de Escolas das Taipas, além de receber as sessões do “Trocar por miúdos” também dinamizou uma marcha inclusiva, a exposição “Abraçar a Diferença” e realizou a atividade “Sou especial e consigo voar”.

Programa completo AQUI

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta