Procuram-se jovens com deficiência para semear e espalhar mudanças

PorFórum

Procuram-se jovens com deficiência para semear e espalhar mudanças

O Seeds of Change: Take Yours and Spread, um projeto desenvolvido pelo Palavras Infinitas – Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, realizou de 21 a 26 de julho um bootcamp com vista a identificar os jovens com deficiência espalhados por Portugal e capacitá-los enquanto agentes de mudança. A 22 de setembro realiza-se a próxima sessão de capacitação, desta vez sobre a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Este encontro foi um dos eventos realizados no âmbito deste projeto gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas em compreender melhor a temática da deficiência e da inclusão através, por exemplo, das sessões de capacitação realizadas desde maio, mas acima de tudo, graças às restantes atividades previstas, conseguir criar um grupo coeso de pessoas provenientes das várias localidades do país que esteja disposta a identificar os problemas e a encontrar as soluções para os resolver, de forma ativa.

O Seeds of Change: Take Yours and Spread é apoiado pelo programa Erasmus+, no âmbito da Ação Chave 1 – Atividades de Participação Juvenil e acredita que os jovens ficarão mais aptos a participar na vida democrática e a expressar as suas opiniões de forma crítica, consciente, responsável e informada. Este projeto propõe-se a encontrar agentes de mudanças que depois de se envolverem nas ações de capacitação para os direitos e nos eventos de contacto com os decisores, estarão mais capazes de se envolverem em ações cívicas e ativistas, influenciando o processo de tomada de decisões.

Para cumprir estes objetivos o Núcleo de Inclusão conta com a parceria do Centro de Vida Independente que está responsável por ministrar as sessões de capacitação e, desta forma, garantir que se cumpre o lema internacional das pessoas com deficiência “Nada sobre nós, sem nós”. Além disso, esta organização autónoma de pessoas com diversidade funcional vai ajudar na complexa tarefa de sinalizar potenciais participantes espalhados pelo país e vai apoiar a preparação logística e as acomodações necessárias no próximo evento presencial, previsto realizar-se no final de fevereiro do próximo ano.

Mas todas as pessoas serão poucas para cumprir a missão de inspirar os jovens a não adiarem para amanhã as mudanças que têm que ser feitas hoje. Juntem-se a este movimento, contactem-nos e colaborem com este projeto. Inscreve-te AQUI para saberes como. Posteriormente, os inscritos irão receber um lembrete e o link do evento para assistirem no Youtube.

Inscrições aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTtp1ra3fuMwZIrubPrsEATFbwZ8BXHxdf5dBAKjNz59EDaA/viewform

Podem acompanhar as próximas datas das sessões de capacitação aqui: https://www.facebook.com/events/1678232859185580

Infopack e informação do projeto aqui: https://padlet.com/Nucleodeinclusao/seedsofchange

Mais informações através do email geral@nucleodeinclusao.pt ou pelos telefones 913 077 505/911 925 677.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta