Reunião do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência

PorFórum

Reunião do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência

Realizou-se a 08 de outubro uma das reuniões anuais do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência com o intuito principal de preparar o programa das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência que se assinala a 03 de dezembro.

Entre outros assuntos da agenda de trabalhos, a discussão relativa à organização de todos os momentos que integram o programa de comemorações desta data tomou bastante tempo a todos os presentes, nomeadamente a decisão de qual seria o lema a adotar para a edição deste ano desta iniciativa.

Depois de um frutífero brainstorming, “Crescer, viver e agir com inclusão” acabou por ser o lema escolhido e votado por unanimidade para colocar, por exemplo, na faixa que será utilizada na caminhada inclusiva, prevista realizar na manhã de 05 de dezembro.

Foram também analisadas as questões logísticas associadas aos números artísticos previstos para o espetáculo que habitualmente se realiza no Centro Cultural de Vila Flor. É necessário articular o transporte para os ensaios dos artistas e para todos os espetadores que vão encher os cerca de 800 lugares do grande auditório. Esta grande festa da inclusão e o culminar de toda esta celebração acontece, precisamente, a 03 de dezembro.

Mas não é hora de revelar tudo, ainda há muitas questões a tratar e definir. O programa integral é dado a conhecer depois da realização da próxima reunião do Fórum Municipal agendada para 12 de novembro às 14h30 no auditório da Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência promove, desde 2005, este conjunto diversificado de atividades para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Para concretizar esta iniciativa, que chama a atenção para as questões da inclusão, são convocadas todas as entidades vimaranenses que trabalham na área da deficiência que, em representação deste órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, se juntam para realizar esta festa de todos e para todos.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta