Lançado Relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021”

PorFórum

Lançado Relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021”

O Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (ODDH-ISCSP) divulgou publicamente no Colóquio “A Lente dos Direitos Humanos na Pesquisa Social em Deficiência: Indicadores e Processos”, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa), realizado a 07 de abril de 2022, em Lisboa, o relatório “Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021”.

A 5.ª edição deste relatório anual mostra que nos últimos 10 anos (entre 2011 e 2021) o desemprego registado na população com deficiência em Portugal continental aumentou 30,5%, sendo este crescimento muito mais acentuado nas mulheres (+63,1%) do que nos homens com deficiência (+9,8%). Pelo contrário, no mesmo período, na população portuguesa este indicador diminuiu (-43,2%), tanto nos homens (-47,7%) como nas mulheres (-39,2%).

O relatório está disponível para consulta e download AQUI

 

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta