Foi durante a a 23ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), realizada em São Petersburgo, Rússia que Portugal recebeu a distinção de Destino Turístico Acessível 2019.
Foi durante a a 23ª Assembleia Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT/UNWTO), realizada em São Petersburgo, Rússia que Portugal recebeu a distinção de Destino Turístico Acessível 2019.
A componente base da Prestação Social para a Inclusão (PSI) a partir de 01 de outubro de 2019, pode ser requerida para crianças e jovens com deficiência (com grau de incapacidade igual ou superior a 60%), até aos 18 anos.
A consulta pública que a União Europeia (EU) lançou para avaliar a aplicação da Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020 está aberta até 23 de outubro.
Ajude-nos a completar a agenda mensal. Envie-nos os eventos que se realizam na área da deficiência no concelho de Guimarães, na região e no país para o email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt
Estão abertas, até 15 de outubro, as candidaturas ao concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”. E na sexta edição desta iniciativa a organização quer chamar a atenção para as questões de género e, ao mesmo tempo, tornar o concurso de fotografia ainda mais acessível graças à parceria com o mestrado em Comunicação Acessível do Instituto Politécnico de Leiria.
É a 13 de outubro que se realiza a 4.ª edição da Estafeta da Amizade, uma iniciativa, que une duas cidades e duas instituições num “gesto solidário absolutamente exemplar”, cujas receitas de inscrições revertem em 100% para as Cerci de Braga e de Guimarães.
Foi no Café Fnac, no Guimarães Shopping, que a Cercigui apresentou à comunidade o projeto internacional “Turismo Inclusivo” que, de outubro de 2017 até ao final de setembro de 2019, desenvolveu um programa de formação para melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência no setor do turismo.
Miguel Domingues, atleta de Judo da Cercigui/Vitória SC recebeu o Prémio de Atleta de Desporto Adaptado na Gala de Desporto que se realizou no passado dia 07 de setembro no Pavilhão Multiusos de Guimarães.
A Câmara Municipal de Guimarães avança já no próximo mês com uma ação de formação sobre comunicação acessível e inclusiva dirigida aos seus colaboradores e às escolas do concelho.
O Programa de Ocupação de Pausas Letivas (OPL) para Alunos com Espetro de Autismo, desenvolvido este verão pela Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Fernando Távora, será alargado no próximo ano letivo a outros agrupamentos do concelho.