Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

Alison Burrows: “Um produto se calhar não responde a todas as características humanas mas pode responder especificamente a um grupo e incluir quem mais quiser usar e puder usar”.

Não fosse o nome, ninguém suspeitaria que Alison Burrows é inglesa, já que vive em Coimbra desde os dois anos e, por isso, fala português fluentemente. Foi na cidade dos estudantes que se formou, numa universidade que já não existe. A Escola Universitária das Artes de Coimbra e o curso de Equipamento e Design de Interiores tiveram a oportunidade de ver surgir uma especialista em Design Inclusivo que trabalha agora na Universidade do Minho e recentemente mudou-se de malas e bagagem para Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: campanha de recolha e adaptação de brinquedos

Sob o lema “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães preparou várias iniciativas com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De 01 a 30 de dezembro há vários eventos a realizar, entre eles a campanha de recolha e adaptação de brinquedos, promovida pelo Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.

Ler mais

PorFórum

A Oficina integra a Rede de Teatros com Programação Acessível

A Rede de Teatros com Programação Acessível, da qual faz parte a cooperativa vimaranense A Oficina, é apresentada na próxima terça-feira, dia 19 de Outubro, às 15h00, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Assembleia da República analisa reforma antecipada para pessoas com deficiência

O Governo entregou a 16 de setembro à Assembleia da República o estudo relativo à reforma antecipada das pessoas com deficiência, um compromisso que constava do Orçamento do Estado para 2020, e que, deverá abranger 6.700 pessoas.

Ler mais

PorFórum

Balanço das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de covid-19, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 03 de dezembro, com a divulgação de um vídeo pelas redes sociais, com a colocação de lonas com frases de sensibilização em várias zonas do concelho e com a parceria na realização da I Conferência da Cercigui dedicada à temática “O percurso de vida da pessoa com deficiência”.

Ler mais

PorFórum

Um peregrino da poesia

Manel de Alecrim é o poeta que escreve sobre a inquietação do amor e a forma como vê o mundo que o rodeia. André Ferreira é o jovem que dá corpo a este pseudónimo e que gostaria de ver publicados os poemas – são mais de cem organizados em três obras, prontos para que este sonho se transforme em realidade.

Ler mais

PorFórum

Centro Social de Brito lança campanha de apadrinhamento “Desejos de Natal”

Depois do sucesso do ano passado, o Centro Social de Brito decidiu voltar a convidar a comunidade a concretizar os “Desejos de Natal” dos clientes do lar residencial de pessoas com deficiência do Pólo do Paraíso, em São Jorge de Selho, Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Pandemia altera as Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de convid-19, viu-se obrigado a alterar a programação habitual das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se assinala a 03 de dezembro.

Ler mais

PorFórum

Galeria de imagens: atividades em confinamento

Com as visitas suspensas, os clientes das instituições de apoio às pessoas com deficiência ocupam o tempo com atividades alusivas à estação do outono, ao Halloween, ao São Martinho que se assinalou a 11 de novembro e com os preparativos de natal que já está à porta.

Ler mais

PorFórum

Terapia Assistida por Animais: Uma manhã com a Mel

A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) está a apostar em sessões de Terapia Assistida por Animais. Nesse sentido, a Mel e o Lord, dois patudos labradores já fazem parte, por assim dizer, da equipa técnica desta instituição. Os protagonistas do projeto Dr. Cão fazem as delícias dos clientes da APCG sempre que interagem com eles e o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência assistiu a uma sessão para comprovar o entusiasmo vivenciado por todos.

Ler mais