Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

Cristiana Marques conquista o terceiro lugar no campeonato regional de Bóccia – Zona Norte BC2

Cristiana Marques, atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Regional de Boccia – Zona Norte BC2 que se realizou a 29 de fevereiro e 01 de março, em Melgaço.

Ler mais

PorFórum

Cuidadores informais apoiados a partir de abril

Guimarães não faz parte da lista de 30 concelhos que vão integrar os projetos-piloto a partir de 01 de abril, e cujos cuidadores poderão pedir no serviço local de Segurança Social o reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal, que lhes dará direito a benefícios como um subsídio, apoio técnico e tempo de descanso.

Ler mais

PorFórum

Arrepios n”A mesma ‘Pele'”

No primeiro dia de março, em jeito de quem celebra a diversidade, esteve em palco “Pele”, um espetáculo inclusivo que contou com a participação de mais de 80 artistas, incluindo clientes e colaboradores da Cercigui e os alunos de dança do Agrupamento de Escolas da Abação.

Ler mais

PorFórum

Manuel Freitas Mendes recebe Voto de Louvor do município

Poucos dias depois do atleta vimaranense conquistar o título de Campeão Nacional de Estrada ao vencer a corrida dos Campeões, numa prova que se realizou no Jamor, o município de Guimarães aprovou, por unanimidade, a deliberação de um Voto de Louvor, para Manuel Mendes.

Ler mais

PorFórum

Plural&Singular: Estudantes de design poderão “desmistificar a deficiência”

A 03 de abril, das 10h00 às 17h30 O Instituto de Design de Guimarães recebe a ação de formação “Desmistificar a deficiência – Os desafios da comunicação” que a Plural&Singular e do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media têm vindo a desenvolver, em parceria com a Adap4you, dirigida a todos os que queiram contribuir para a criação de um mundo mais inclusivo.

Ler mais

PorFórum

Plural&Singular e a ANCI protocolam apoio aos cuidadores informais

A Plural&Singular, marca gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, e a Associação Nacional de Cuidadores Informais – Panóplia de Heróis (ANCI) celebraram um protocolo de colaboração no âmbito do apoio psicológico em grupo dirigido aos cuidadores informais vimaranenses.

Ler mais

PorFórum

Paralisia cerebral: Diagnóstico não é destino

Cristiana Marques é exemplo de que um diagnóstico não é sinónimo de um caminho sem esperanças. A vimaranense tem paralisia cerebral e embora não se defina por esta condição, assume que teve que ultrapassar desafios acrescidos e que identifica ainda muitas barreiras e entraves à plena participação na sociedade.

Ler mais

PorFórum

UMinho: Campanha de recolha de brinquedos “Oferece… e faz uma criança feliz!”

A Campanha de recolha de brinquedos “Oferece… e faz uma criança feliz!”, lançada pela Universidade do Minho em 2008, está a recolher, entre 19 de novembro e 16 de dezembro brinquedos novos ou usados em boas condições para levar sorrisos e a magia do Natal às crianças com deficiência.

Ler mais

PorFórum

Balcão da Inclusão garante o acesso de informação a quem dela precisa

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães informa que o Balcão da Inclusão, um serviço de atendimento especializado protocolado entre o município e o Instituto Nacional para a Reabilitação, encontra-se em funcionamento diário das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17:30, no piso térreo da Divisão de Ação Social, no edifício situado na rua de Santa Maria junto à Biblioteca Municipal Raul Brandão.

Ler mais

PorFórum

Língua Gestual Portuguesa: Site do município de Guimarães aposta em ferramenta para surdos

A Câmara Municipal de Guimarães escolheu o dia 15 de novembro, que assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, para apresentar uma ferramenta que traduz o conteúdo do site autárquico em Língua Gestual Portuguesa.

Ler mais