Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

Judo: Equipa Cercigui/Vitória Sport Clube é campeã nacional

Foi no âmbito do Campeonato Nacional de Equipas Mistas em Judo Adaptado que decorreu no Sabugal, distrito de Guarda, que os atletas da Cercigui se sagraram campeões nacionais.

Ler mais

PorFórum

Caminhada inclusiva CLIPP a 22 de maio

O Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito realiza a 22 de maio a primeira caminhada inclusiva para dar a conhecer a resposta social de apoio à deficiência em atividade desde 2019 em São Jorge de Selho.

Ler mais

PorFórum

Guia-intérprete acompanha clientes da Cercigui em visita ao Museu de Alberto Sampaio

A vimaranense Ana Patrícia Silva é uma das mais recentes guias intérpretes a frequentar o Curso de T-Guide (Tourist Guides for people with intellectual & learning difficulties in Europe), organizado pela Federação Europeia das Associações de Guias Intérpretes e pela Rede Europeia de Turismo Acessível. A guia-intérprete está agora mais habilitada para acompanhar turistas com incapacidades intelectuais em viagens e visitas a locais de interesse turístico.

Ler mais

PorFórum

A inovação ao serviço da inclusão

O Projeto I9 com a Diferença, promovido pela Cercigui com o apoio do município de Guimarães, não é uma atividade ocupacional permanente, mas também não tem como objetivo a inclusão efetiva no mercado de trabalho. Esta proposta inovadora vai ao encontro das Ritas, dos Leoneis e dos Antónios que precisam de identificar as respetivas competências e de orientação para soluções à medida das necessidades e capacidades de cada um e cada uma.

Ler mais

PorFórum

Alison Burrows: “Um produto se calhar não responde a todas as características humanas mas pode responder especificamente a um grupo e incluir quem mais quiser usar e puder usar”.

Não fosse o nome, ninguém suspeitaria que Alison Burrows é inglesa, já que vive em Coimbra desde os dois anos e, por isso, fala português fluentemente. Foi na cidade dos estudantes que se formou, numa universidade que já não existe. A Escola Universitária das Artes de Coimbra e o curso de Equipamento e Design de Interiores tiveram a oportunidade de ver surgir uma especialista em Design Inclusivo que trabalha agora na Universidade do Minho e recentemente mudou-se de malas e bagagem para Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: campanha de recolha e adaptação de brinquedos

Sob o lema “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães preparou várias iniciativas com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De 01 a 30 de dezembro há vários eventos a realizar, entre eles a campanha de recolha e adaptação de brinquedos, promovida pelo Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.

Ler mais

PorFórum

A Oficina integra a Rede de Teatros com Programação Acessível

A Rede de Teatros com Programação Acessível, da qual faz parte a cooperativa vimaranense A Oficina, é apresentada na próxima terça-feira, dia 19 de Outubro, às 15h00, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Assembleia da República analisa reforma antecipada para pessoas com deficiência

O Governo entregou a 16 de setembro à Assembleia da República o estudo relativo à reforma antecipada das pessoas com deficiência, um compromisso que constava do Orçamento do Estado para 2020, e que, deverá abranger 6.700 pessoas.

Ler mais

PorFórum

Balanço das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de covid-19, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 03 de dezembro, com a divulgação de um vídeo pelas redes sociais, com a colocação de lonas com frases de sensibilização em várias zonas do concelho e com a parceria na realização da I Conferência da Cercigui dedicada à temática “O percurso de vida da pessoa com deficiência”.

Ler mais

PorFórum

Um peregrino da poesia

Manel de Alecrim é o poeta que escreve sobre a inquietação do amor e a forma como vê o mundo que o rodeia. André Ferreira é o jovem que dá corpo a este pseudónimo e que gostaria de ver publicados os poemas – são mais de cem organizados em três obras, prontos para que este sonho se transforme em realidade.

Ler mais