Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

Uma rosa sem espinhos não seria tão forte

É de Fafe mas vive em Guimarães há quase sete décadas. Aos cinco anos contraiu poliomielite, uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e que veio a transformar a forma como teve que encarar a vida. Faz parte da delegação de Braga da Associação Portuguesa de Pessoas com Deficiência e viu nascer e crescer o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães. São 20 anos de uma história comum, mas é a de Rosa Mota Guimarães que agora se vai contar.

Ler mais
PorFórum

Filipe Silva: “Não há idade para ter Parkinson e ninguém morre de Parkinson”

A Orquestra Parkinsound deu um concerto em Braga no dia 11 de abril para assinalar o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Filipe Silva é um dos músicos que integra este projeto que surgiu graças à neurologista do Hospital de Braga, Margarida Rodrigues, e do músico Pedro Santos. O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães dá a conhecer este soldado da paz dos Bombeiros Voluntários das Taipas que tem vindo a fintar os problemas de saúde que tem tido e que diz, em tom de brincadeira, que deviam estar em promoção.

Ler mais
PorFórum

Vida Independente marcha em Guimarães a 05 de maio

A 05 de maio é o Dia Europeu da Vida Independente e para assinalar esta data, o Centro de Vida Independente promove uma marcha, em vários pontos do país, incluindo Guimarães que pretende defender a Vida Independente, uma filosofia que garante “uma efetiva autorrepresentação e autodeterminação” das pessoas com deficiência e pretende reivindicar uma assistência pessoal adequada e acessível a toda a gente que dela precisa.

Ler mais
PorFórum

Andebol: Cercigui campeã regional e CLIPP conquista 4.º lugar

Os atletas da Cercigui competiram com as equipas do Centro Social de Brito/ Clube Desportivo Xico Andebol, CERCI Braga/ABC de Braga em jogos muito disputados e arrecadou o primeiro lugar, subindo para a primeira divisão. 

Ler mais
PorFórum

Debate “De abril até hoje: Quais os caminhos percorridos na deficiência?”

No dia 19 de abril às 21h00, o Movimento Cidadão Diferente promove um debate e partilha de experiências quanto às respostas sociais e educativas existentes para a deficiência antes de abril de 1974 e nos dias de hoje, assim como a importância da preparação das mesmas no futuro.

Ler mais
PorFórum

Misericórdia de Guimarães participou no programa “Praça da Alegria”

Alguns utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães participaram no programa “Praça da Alegria” da RTP acompanhados pela Mesária e Tesoureira da instituição, Cristina Cepa, e pela animadora Cátia Bastos.

Ler mais
PorFórum

Ricardo Rocha: “Eu ando sempre na luta no meu dia-a-dia, como qualquer outra pessoa”

Não tinha qualquer problema de visão, mas por causa de um acidente de trabalho, uma doença hereditária manifestou-se e acabou por ficar cego. “Eu caí para trás de costas na pastelaria a tirar uma tela de pão e foi a partir daí que eu comecei a perder a visão”, lembra Ricardo Rocha, vimaranense, a viver em Sande-São Clemente a terra que o viu nascer e crescer há 49 anos.

Ler mais
PorFórum

Consignação do IRS: Consulte as entidades vimaranenses que pode apoiar

Está na altura de tratar do IRS. Mas sabia que com esta obrigação fiscal pode apoiar quem mais precisa? A consignação do IRS permite-lhe encaminhar 0,5% do imposto liquidado a favor do Estado em prol de uma instituição de solidariedade social. É muito importante perceber que esta operação não acarreta qualquer custo acrescido para o contribuinte, ou seja, não recebe menos, nem paga mais.

Ler mais
PorFórum

Assinados 29 acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente

No último evento em que Ana Sofia Antunes participou na qualidade de Secretária de Estado para a Inclusão foram assinados 29 acordos de cooperação com os Centros de Apoio à Vida Independente que tornaram a assistência pessoal para pessoas com deficiência uma resposta permanente da Segurança Social para pessoas com deficiência.

Ler mais
PorFórum

Equipa de Boccia do CLIPP qualifica-se para a final nacional

Os atletas da equipa de Boccia do Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito conquistaram o primeiro lugar e a respetiva qualificação para a Final do Nacional de Boccia Deficiência Intelectual.

Ler mais