Foi no âmbito do Campeonato Nacional de Equipas Mistas em Judo Adaptado que decorreu no Sabugal, distrito de Guarda, que os atletas da Cercigui se sagraram campeões nacionais.
O Centro e Lar Inclusivos do Polo do Paraíso (CLIPP) do Centro Social de Brito realiza a 22 de maio a primeira caminhada inclusiva para dar a conhecer a resposta social de apoio à deficiência em atividade desde 2019 em São Jorge de Selho.
A vimaranense Ana Patrícia Silva é uma das mais recentes guias intérpretes a frequentar o Curso de T-Guide (Tourist Guides for people with intellectual & learning difficulties in Europe), organizado pela Federação Europeia das Associações de Guias Intérpretes e pela Rede Europeia de Turismo Acessível. A guia-intérprete está agora mais habilitada para acompanhar turistas com incapacidades intelectuais em viagens e visitas a locais de interesse turístico.
O Projeto I9 com a Diferença, promovido pela Cercigui com o apoio do município de Guimarães, não é uma atividade ocupacional permanente, mas também não tem como objetivo a inclusão efetiva no mercado de trabalho. Esta proposta inovadora vai ao encontro das Ritas, dos Leoneis e dos Antónios que precisam de identificar as respetivas competências e de orientação para soluções à medida das necessidades e capacidades de cada um e cada uma.
Não fosse o nome, ninguém suspeitaria que Alison Burrows é inglesa, já que vive em Coimbra desde os dois anos e, por isso, fala português fluentemente. Foi na cidade dos estudantes que se formou, numa universidade que já não existe. A Escola Universitária das Artes de Coimbra e o curso de Equipamento e Design de Interiores tiveram a oportunidade de ver surgir uma especialista em Design Inclusivo que trabalha agora na Universidade do Minho e recentemente mudou-se de malas e bagagem para Guimarães.
Sob o lema “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães preparou várias iniciativas com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De 01 a 30 de dezembro há vários eventos a realizar, entre eles a campanha de recolha e adaptação de brinquedos, promovida pelo Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.
A Rede de Teatros com Programação Acessível, da qual faz parte a cooperativa vimaranense A Oficina, é apresentada na próxima terça-feira, dia 19 de Outubro, às 15h00, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.
O Governo entregou a 16 de setembro à Assembleia da República o estudo relativo à reforma antecipada das pessoas com deficiência, um compromisso que constava do Orçamento do Estado para 2020, e que, deverá abranger 6.700 pessoas.
O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de covid-19, assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 03 de dezembro, com a divulgação de um vídeo pelas redes sociais, com a colocação de lonas com frases de sensibilização em várias zonas do concelho e com a parceria na realização da I Conferência da Cercigui dedicada à temática “O percurso de vida da pessoa com deficiência”.
Manel de Alecrim é o poeta que escreve sobre a inquietação do amor e a forma como vê o mundo que o rodeia. André Ferreira é o jovem que dá corpo a este pseudónimo e que gostaria de ver publicados os poemas – são mais de cem organizados em três obras, prontos para que este sonho se transforme em realidade.