Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

Terapia Assistida por Animais: Uma manhã com a Mel

A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) está a apostar em sessões de Terapia Assistida por Animais. Nesse sentido, a Mel e o Lord, dois patudos labradores já fazem parte, por assim dizer, da equipa técnica desta instituição. Os protagonistas do projeto Dr. Cão fazem as delícias dos clientes da APCG sempre que interagem com eles e o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência assistiu a uma sessão para comprovar o entusiasmo vivenciado por todos.

Ler mais

PorFórum

Candidaturas abertas à 7.ª edição do concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”

O concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”, promovido pela Plural&Singular, marca gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, está de volta para celebrar a inclusão, a equidade e a igualdade de direitos e oportunidades numa sociedade caracterizada pela diversidade. Participe!

Ler mais

PorFórum

Universidade do Minho aposta em design para a inclusão

“Design Inclusivo” e “Design e Serviços para a Inclusão” são duas unidades curriculares que a Universidade do Minho (UMinho) disponibiliza na oferta formativa e que desafiam o design a responder às necessidades das pessoas com diferentes perfis.

Ler mais

PorFórum

Alecrim construiu horta biológica

A horta do centro de atividades ocupacionais e lar residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães já está a funcionar e os primeiros produtos hortícolas já foram colhidos e estão disponíveis para venda.

Ler mais

PorFórum

Centro Social de Brito: Festa Branca no Lar Residencial Paraíso

Em jeito de celebração do primeiro aniversário das duas valências de apoio às pessoas com deficiência do Centro Social de Brito, a equipa do lar residencial Paraíso organizou uma Festa Branca para que os clientes se divertissem.

Ler mais

PorFórum

Festas dos Santos Populares

Os Santos Populares foram comemorados em todas as instituições vimaranenses de apoio às pessoas com deficiência em jeito de quem quer “espantar” o confinamento a que estão sujeitos os clientes destas valências devido à pandemia por covid-19.

Ler mais

PorFórum

O regresso à nova normalidade de Hélder Vareta

Tem 35 anos, é vimaranense e jogador de basquetebol em cadeira de rodas. Foi de bicicleta que há 12 anos teve o acidente que lhe provocou uma lesão motora, mas continuou a viver a vida sobre rodas e de forma intensa. Nesta fase de pandemia por covid-19, Hélder Vareta está literalmente a preparar-se para regressar a uma nova normalidade: entrou no estado de emergência a representar a APD Paredes e na fase de desconfinamento vai começar a jogar na APD Braga. A próxima época é, por isso, sinónimo de tudo o que o move: aventura, adrenalina, emoção e conquistas, muitas conquistas.

Ler mais

PorFórum

Covid-19: E os cuidadores informais?

A primeira onda do tsunami provocada pela crise epidémica do COVID19 trouxe para casa Raquel Pereira e Sónia Silva. Estas cuidadoras vimaranenses foram forçadas a deixar os respetivos empregos para, à semelhança de muitos portugueses, darem assistência aos respetivos dependentes. Assim vão permanecer, pelo menos, até o ano letivo terminar.

Ler mais

PorFórum

O (des)confinamento de Paulo Lemos

Paulo Lemos ia marcar presença no 3.º Campeonato do Mundo de Judo na Turquia mas esta competição foi adiada devido à crise epidemiológica por covid-19. Está em casa desde 16 de março, altura em que a Câmara Municipal de Guimarães decidiu “reduzir o pessoal ao estritamente necessário” e colocar a maioria em teletrabalho.

Ler mais

PorFórum

Lares residenciais vimaranenses erguem muralha de proteção contra o covid-19

Os lares residenciais das instituições vimaranenses que dão apoio às pessoas com deficiência desdobram-se em medidas para evitar que o cenário do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha, em Vila do Conde, em que 83 dos 94 residentes estão com covid-19, se reproduza em Guimarães.

Ler mais