Arquivo da categoria Uncategorized

PorFórum

O regresso à nova normalidade de Hélder Vareta

Tem 35 anos, é vimaranense e jogador de basquetebol em cadeira de rodas. Foi de bicicleta que há 12 anos teve o acidente que lhe provocou uma lesão motora, mas continuou a viver a vida sobre rodas e de forma intensa. Nesta fase de pandemia por covid-19, Hélder Vareta está literalmente a preparar-se para regressar a uma nova normalidade: entrou no estado de emergência a representar a APD Paredes e na fase de desconfinamento vai começar a jogar na APD Braga. A próxima época é, por isso, sinónimo de tudo o que o move: aventura, adrenalina, emoção e conquistas, muitas conquistas.

Ler mais

PorFórum

Covid-19: E os cuidadores informais?

A primeira onda do tsunami provocada pela crise epidémica do COVID19 trouxe para casa Raquel Pereira e Sónia Silva. Estas cuidadoras vimaranenses foram forçadas a deixar os respetivos empregos para, à semelhança de muitos portugueses, darem assistência aos respetivos dependentes. Assim vão permanecer, pelo menos, até o ano letivo terminar.

Ler mais

PorFórum

O (des)confinamento de Paulo Lemos

Paulo Lemos ia marcar presença no 3.º Campeonato do Mundo de Judo na Turquia mas esta competição foi adiada devido à crise epidemiológica por covid-19. Está em casa desde 16 de março, altura em que a Câmara Municipal de Guimarães decidiu “reduzir o pessoal ao estritamente necessário” e colocar a maioria em teletrabalho.

Ler mais

PorFórum

Lares residenciais vimaranenses erguem muralha de proteção contra o covid-19

Os lares residenciais das instituições vimaranenses que dão apoio às pessoas com deficiência desdobram-se em medidas para evitar que o cenário do Centro de Apoio e Reabilitação de Pessoas com Deficiência de Touguinha, em Vila do Conde, em que 83 dos 94 residentes estão com covid-19, se reproduza em Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Cristiana Marques conquista o terceiro lugar no campeonato regional de Bóccia – Zona Norte BC2

Cristiana Marques, atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, classificou-se em terceiro lugar no Campeonato Regional de Boccia – Zona Norte BC2 que se realizou a 29 de fevereiro e 01 de março, em Melgaço.

Ler mais

PorFórum

Cuidadores informais apoiados a partir de abril

Guimarães não faz parte da lista de 30 concelhos que vão integrar os projetos-piloto a partir de 01 de abril, e cujos cuidadores poderão pedir no serviço local de Segurança Social o reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal, que lhes dará direito a benefícios como um subsídio, apoio técnico e tempo de descanso.

Ler mais

PorFórum

Arrepios n”A mesma ‘Pele'”

No primeiro dia de março, em jeito de quem celebra a diversidade, esteve em palco “Pele”, um espetáculo inclusivo que contou com a participação de mais de 80 artistas, incluindo clientes e colaboradores da Cercigui e os alunos de dança do Agrupamento de Escolas da Abação.

Ler mais

PorFórum

Manuel Freitas Mendes recebe Voto de Louvor do município

Poucos dias depois do atleta vimaranense conquistar o título de Campeão Nacional de Estrada ao vencer a corrida dos Campeões, numa prova que se realizou no Jamor, o município de Guimarães aprovou, por unanimidade, a deliberação de um Voto de Louvor, para Manuel Mendes.

Ler mais

PorFórum

Plural&Singular: Estudantes de design poderão “desmistificar a deficiência”

A 03 de abril, das 10h00 às 17h30 O Instituto de Design de Guimarães recebe a ação de formação “Desmistificar a deficiência – Os desafios da comunicação” que a Plural&Singular e do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media têm vindo a desenvolver, em parceria com a Adap4you, dirigida a todos os que queiram contribuir para a criação de um mundo mais inclusivo.

Ler mais

PorFórum

Plural&Singular e a ANCI protocolam apoio aos cuidadores informais

A Plural&Singular, marca gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, e a Associação Nacional de Cuidadores Informais – Panóplia de Heróis (ANCI) celebraram um protocolo de colaboração no âmbito do apoio psicológico em grupo dirigido aos cuidadores informais vimaranenses.

Ler mais