Parque da Cidade de Guimarães acolhe treino inclusivo

PorFórum

Parque da Cidade de Guimarães acolhe treino inclusivo

No dia 20 de setembro, o Parque da Cidade de Guimarães acolheu um treino aberto de caminhada e corrida guiada, promovido pelo projeto Sexto Sentido Portugal, dedicado à inclusão desportiva de pessoas com deficiência visual. O encontro juntou participantes e voluntários, demonstrando como o desporto pode ser uma ferramenta poderosa de integração social.

Durante a manhã, pessoas com deficiência visual tiveram a oportunidade de caminhar ou correr acompanhadas por guias voluntários, garantindo uma experiência segura e adaptada às suas necessidades. Para os voluntários, foi igualmente um momento de contacto direto com o espírito de entreajuda que caracteriza este projeto.

O Sexto Sentido Portugal tem vindo a afirmar-se como uma referência no desporto inclusivo, contando já com núcleos ativos em Lisboa, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Coimbra. A ação em Guimarães, dinamizada pelo núcleo de Braga, reforçou a vontade do projeto em expandir a sua presença e sensibilizar a comunidade local para a importância da participação plena das pessoas com deficiência na vida desportiva.

Mais do que um treino, o encontro no Parque da Cidade representou um momento de convivência, em que foi valorizada a cooperação entre pessoas com e sem deficiência visual e reforçando o lema que orienta o projeto: “Na corrida e na vida, ninguém fica para trás.”

Créditos de foto: Câmara Municipal de Guimarães

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta