Arquivo mensal Novembro 2018

PorFórum

Agenda mensal (15nov/15dez)

Ajude-nos a completar a agenda mensal. Envie-nos os eventos que se realizam na área da deficiência no concelho de Guimarães, na região e no país para o email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt

Ler mais

PorFórum

Cercigui: celebra 41 anos de existência

A 07 de novembro a CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, CRL fez 41 anos e a festa de aniversário teve como lema “De mãos dadas pelo futuro”.

Ler mais

PorFórum

Aniversário do ALECRIM: “Todos por uma Causa, Todos Pela Deficiência”

O Multiusos voltou a acolher a 6.ª edição de “Todos por uma Causa, Todos Pela Deficiência” que, este ano, teve como tema “Profissional por um dia”.

Ler mais

PorFórum

XII Caminhada “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais” da APCG

Em setembro a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães realizou a XII Caminhada “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais” que contou com uma multidão de participantes que continuam a carimbar esta iniciativa com a palavra sucesso. Em outubro, além de beneficiar de uma campanha de angariação de bens, a associação teve oportunidade de participar no Guimarães noc noc, uma mostra artística informal organizada pela associação cultural Ó da casa.

Ler mais

PorFórum

Lançamento da primeira edição da t-shirt Giraffe by CHICK FAMILY

A girafa foi o animal escolhido pela CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, CRL para a criação de uma t’shirt solidária muito gira e simpática, tal como o animal que representa.

Ler mais

PorFórum

Aprovado Decreto-Lei sobre acessibilidade digital

O Decreto-Lei n.º 83/2018 que legisla a acessibilidade digital dos sites da Internet e aplicações móveis de organismos do setor público foi aprovado em Diário da República e entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2019.

Ler mais

PorFórum

Marcelo Rebelo de Sousa defende criação do Estatuto do Cuidador Informal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu a criação do estatuto do cuidador informal, considerando que desta é “uma causa que é nacional”, conforme se lê numa mensagem publicada na página da Presidência da República a propósito do Dia do Cuidador que se assinalou a 05 de novembro.

Ler mais

PorFórum

Parceria com a ACAPO na acessibilidade à newsletter

A delegação de Braga da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) aceitou juntar-se à colaboração entre a Plural&Singular e a Câmara Municipal de Guimarães para a elaboração de uma newsletter informativa relativa a iniciativas promovidas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência e outras entidades na área da deficiência.

Ler mais

PorFórum

Aposta na formação em comunicação acessível e inclusiva

A Câmara Municipal de Guimarães dá mais um passo rumo à inclusão ao promover uma ação de formação e sensibilização sobre comunicação acessível e inclusiva dirigida aos elementos do Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa realiza-se no auditório da FRATERNA – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social, no dia 26 de novembro a partir das 14h30, prologando-se até às 17h30.

Ler mais

PorFórum

Portal Infopédia disponibiliza dicionário de língua gestual portuguesa

A 15 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa e, este ano, aproveitando a efeméride, a Porto Editora colocou online, através do Portal Infopédia, o que diz ser o “único dicionário de língua gestual portuguesa”.

Ler mais