Parceria com a ACAPO na acessibilidade à newsletter

PorFórum

Parceria com a ACAPO na acessibilidade à newsletter

A delegação de Braga da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) aceitou juntar-se à colaboração entre a Plural&Singular e a Câmara Municipal de Guimarães para a elaboração de uma newsletter informativa relativa a iniciativas promovidas pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência e outras entidades na área da deficiência.

 

ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de PortugalA ACAPO, membro deste grupo informal de debate, de consulta e de informação, ficou responsável por fazer a análise da acessibilidade comunicacional da newsletter informativa e será sempre consultada para avaliar todas as alternativas necessárias para que este instrumento de comunicação não tenha barreiras à leitura por parte de pessoas com deficiência visual.

“Lê-se bem o texto, tem-se acesso aos links, consegue-se aceder a tudo. O que eu sugeria era ao nível das imagens colocar legenda e se possível alguma descrição. Há aqui imagens que são apresentadas no leitor de ecrã como links” descreve o responsável pelo exame à newsletter, Eduardo Rito da ACAPO.

Os obstáculos à leitura do boletim informativo por pessoas cegas ou com baixa visão foram corrigidos, mas se quiser reportar algum erro ou barreira que encontre pode fazê-lo através do email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt . Se estiver a utilizar um computador sem softwares que funcionem como leitores de ecrã é possível aceder aos conteúdos da newsletter utilizando, por exemplo, o browser Internet Explorer. Ao clicar no botão direito do rato e selecionando a opção “ler em voz alta” terá a oportunidade de ouvir as notícias elaboradas e aceder às hiperligações relacionadas.

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta