Arquivo da categoria Notícias

PorFórum

Brito: Parabéns ao CAO e ao lar residencial do Centro Social

Daqui a 15 dias o centro de atividades ocupacionais (CAO) e o lar residencial do Centro Social de Brito completam um ano de atividade. Estas duas valências dirigidas à população com deficiência vieram colmatar necessidades há muito identificadas por esta instituição com mais de 20 anos de existência.

Ler mais

PorFórum

CRFP da Cercigui existe para “encontrar o local certo para a pessoa certa”

José Carlos Pereira é assistente administrativo na junta de freguesia de Silvares, em Guimarães, há dois anos. Foi no Centro de Reabilitação e Formação Profissional (CRFP) que tirou o curso para exercer estas funções e é este centro de formação que muitas pessoas com deficiência ou incapacidade procuram para potenciarem a respetiva inserção socioprofissional.

Ler mais

PorFórum

ASSP Guimarães “troca por miúdos” conceitos complexos

A Delegação de Guimarães da Associação de Solidariedade Social dos Professores (ASSP Guimarães) e a Plural&Singular, marca gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, apostam no desenvolvimento do projeto “Trocar por miúdos – Eu, o outro e o mundo”- conceitos complexos explicados às crianças e jovens” e vão desenvolver em julho 10 sessões dirigida ao público infantojuvenil que frequenta as atividades de tempos livres nas férias de verão.

Ler mais

PorFórum

Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!” é assegurado na época balnear de 2020

De acordo com uma nota divulgada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. no respetivo website, existem mais de 200 praias acessíveis “que proporcionarão, em todas as regiões do Continente e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, espaços lúdicos inclusivos, ainda que em número ligeiramente inferior ao dos anos anteriores”.

Ler mais

PorFórum

APCG vende pulseiras “Vai ficar tudo bem”

A Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães tem à venda por dois euros as pulseiras “Vai ficar tudo bem” com o intuito de ajudar a instituição ao mesmo tempo que adquire uma mensagem de esperança nesta época marcada pela pandemia por covid-19.

Ler mais

PorFórum

Covid-19: O regresso às instituições

Depois de três períodos de estado de emergência para travar o contágio por covid-19, o país está desde 03 de maio em estado de calamidade pública e o plano de desconfinamento está em marcha. O Governo prevê que os equipamentos sociais de apoio na área da deficiência reabram a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio. A apreensão é geral e tanto os representantes das instituições como os familiares dos clientes destas valências sentem que esta é uma decisão precipitada.

Ler mais

PorFórum

A pandemia e a escola: A inclusão no ensino à distância é possível?

Miguel Abreu é professor de educação especial, Sónia Silva é a mãe de Carlota que tem paralisia cerebral e frequenta o primeiro ciclo e Eduarda Azevedo é cega e estudante universitária de música. São três contextos diferentes para refletir sobre o desafio que o ensino à distância, motivado pela pandemia de covid-19, representa para as pessoas com necessidades específicas: este modelo de ensino veio aprofundar as desigualdades sociais e pôr em causa o processo de inclusão em contexto académico?

Ler mais

PorFórum

Quarentena de treino: Manuel Mendes corre em casa

O maratonista Manuel Mendes, por esta altura, estaria na reta final da preparação para a Taça do Mundo de Maratona do Comité Paralímpico Internacional que estava prevista realizar-se a 26 de abril, em Londres, no Reino Unido. Mas tal como a maioria dos portugueses, o atleta paralímpico está em casa em isolamento social preventivo a acatar as orientações das autoridades sanitárias e assim contribuir, como pode, para a diminuição da velocidade de propagação da pandemia covid-19.

Ler mais

PorFórum

Covid-19: E as pessoas com deficiência?

Neste momento há 245 pessoas em território nacional com o Covid-19. Portugal está em estado de alerta e o objetivo é conter a propagação deste novo coronavírus para evitar que atinja os grupos de risco e que os hospitais entrem em rotura. O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência contactou as entidades vimaranenses que apoiam pessoas com deficiência/diversidade funcional para auscultar as dificuldades que sentem ao colocarem em prática as medidas que os respetivos planos de contingência preveem.

Ler mais

PorFórum

Cuidadores informais apoiados a partir de abril

Guimarães não faz parte da lista de 30 concelhos que vão integrar os projetos-piloto a partir de 01 de abril, e cujos cuidadores poderão pedir no serviço local de Segurança Social o reconhecimento do Estatuto do Cuidador Informal, que lhes dará direito a benefícios como um subsídio, apoio técnico e tempo de descanso.

Ler mais