Arquivo da categoria Notícias

PorFórum

Transportes públicos de Guimarães acessíveis desde janeiro

As pessoas com mobilidade reduzida de Guimarães e todas as que queiram visitar o concelho têm agora à disposição uma frota de 80 autocarros acessíveis, podendo os respetivos horários e rotas serem consultados no site da concessionária de transportes públicos de Guimarães, a Guimabus.

Ler mais

PorFórum

Informação para votar nas legislativas 2022

As eleições legislativas realizam-se a 30 de janeiro e as pessoas com deficiência podem consultar o site da Comissão Nacional de Eleições para obter informação sobre os partidos políticos e respetivos candidatos, mas também de como deve proceder para conseguir exercer o respetivo direito de voto.

Ler mais

PorFórum

Regime de antecipação da idade de pensão de velhice por deficiência já foi publicado

Foi a 07 de janeiro que o novo regime de antecipação da idade de pensão de velhice por deficiência foi publicado em Diário da República.

Ler mais

PorFórum

Artista do FIGG visita Alecrim

Francisco Luís, um guitarrista reconhecido pela Eurostrings visitou no final de dezembro o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães para levar a guitarra clássica a novos públicos e para dar uma visibilidade diferente à sétima edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG).

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: lançamento do livro “Cicatrizes no corpo e na Alma”

Também para homenagear “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães apoiou a realização, a 03 de dezembro, no Paço dos Duques de Bragança, do lançamento do livro “Cicatrizes no corpo e na Alma” de Cândida Proença com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: “Trocar por Miúdos” a comunicação para todos

O contributo do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media para fazer jus ao mote em “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, fez-se junto do grupo de Autorrepresentantes da Cercigui e das crianças e jovens de algumas estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas da Abação, Fernando Távora, João de Meira e Taipas.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: visita de comitiva do Vitória ao Alecrim

A homenagem à“Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, por parte do Vitória Sport Clube, fez-se com uma visita no dia 03 de dezembro ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Ana Araújo sobre a alimentação na paralisia cerebral: “o maior reconhecimento da importância da nutrição é o facto de procurarem o serviço”

Ana Araújo é nutricionista da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães há 12 anos. Esta instituição vimaranense é das poucas no país que apostam na nutrição enquanto ferramenta para aumentar o bem estar e a qualidade de vida dos respetivos clientes. Em conversa com o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência a técnica em nutrição explicou quais as questões alimentares mais importantes e os benefícios a considerar na abordagem nutricional à condição de paralisia cerebral.

Ler mais

PorFórum

Artista do FIGG visita Alecrim

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães vão receber, a 27 de dezembro, ao início da tarde a visita de Francisco Luís, um Artista Eurostrings 2021 que vai atuar no mesmo dia, às 18h30, no Conservatório de Guimarães e num dos palcos online da sétima edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG).

Ler mais

PorFórum

Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, devido à pandemia de covid-19, para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra a 03 de dezembro, decidiu apostar na realização de pequenos eventos que evitam grandes concentrações mas que sublinham a importância de promover os direitos das pessoas com deficiência e de lembrar este dia pelo que foi feito, mas acima de tudo, pelo que falta fazer.

Ler mais