Arquivo da categoria Notícias

PorFórum

Dançando com a Diferença dentro de portas vimaranenses

O +Inclusão / Fora de Portas, um projeto da companhia de dança Dançando com a Diferença, esteve em Guimarães para, durante uma semana, formar professores, monitores e pessoas que trabalhem com alunos com necessidades específicas ou deficiência. Regressa em fevereiro para continuar a preparar a peça Endless com a comunidade vimaranense e começar os ensaios deste espetáculo previsto estrear a 29 de abril, no Dia Mundial da Dança.

Ler mais

PorFórum

O Pirilampo Mágico voltou!

É vermelho o Pirilampo Mágico da campanha de 2021 e é hoje que começa a ser vendidos por todo o país.

Ler mais

PorFórum

INR promove conferência sobre os projetos piloto de apoio à Vida independente

A reflexão sobre os desafios e oportunidades que os projetos-pilotos do MAVI apresentam acontece no dia 20 de outubro, quarta-feira, entre as 14h30 e as 18h30, no Cine-Teatro Capitólio, em Lisboa.

Ler mais

PorFórum

Comparticipação do passe a pessoas com deficiência

Uma das novas medidas do Programa de Apoio à Redução Tarifária dos Transportes Públicos (PART), promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, é dirigida a todas as pessoas com um grau de incapacidade igual ou superior a 60% e corresponde a uma comparticipação de 25% sobre o passe nos Transportes Urbanos de Guimarães, que somada à já existente comparticipação pela ação da CIM Ave, com desconto de 50%, perfaz uma redução conjunta de 75%.

Ler mais

PorFórum

Manuel Mendes em Tóquio 2020: “Não fui eu que corri mal”

Olhando para os números a conclusão parece óbvia: em 2016, na maratona dos Jogos Paralímpicos do Brasil o atleta vimaranense Manuel Mendes terminou a prova com o tempo de 2:49.57 minutos e arrecadou o bronze. Agora nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que se realizaram de 24 de agosto a 05 de setembro de 2021, foi mais rápido, ao completar a prova em 2:45.11, mas ficou em 8.º lugar.

Ler mais

PorFórum

Itália 2021: 1ºs Euro TriGames SUDS – Ferrara

Carlos Diogo Alves, Paulo Jorge Lemos e Nelson Silva são três dos 40 atletas que integraram a Missão Portuguesa que participou nos Euro TriGames que decorreram em Ferrara, Itália trazendo para Portugal um total de 63 medalhas: 30 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.

Ler mais

PorFórum

24.ª Gala dos Troféus “O Minhoto”

Foi em Viana do Castelo que, a 13 de setembro, no âmbito da 24.ª Gala dos Troféus “O Minhoto”, os atletas de Judo da Cercigui, Carlos Alves, Nélson Silva, Paulo Lemos, Susana Castro e Susana Sampaio, foram homenageados pela conquista do título de Campeões do Mundo 2019.

Ler mais

PorFórum

Abação: Lanche de receção aos alunos do 5.º ano

O Agrupamento de Escolas da Abação preparou uma receção aos alunos do 5.º ano para que o acolhimento na nova Escola EB 2,3 fosse realizado com muita alegria e animação.

Ler mais

PorFórum

ACAPO de Braga dá uma resposta distrital no âmbito da cegueira e baixa visão

Em entrevista ao Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, o secretário da direção da delegação de Braga da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Filipe Azevedo, fez um apanhado dos 21 anos de existência desta delegação distrital. Com sede instalada na rua Cruz de Pedra, em Braga, esta organização existe desde 25 de abril de 1999 e é o local a que os vimaranenses com problemas de visão, quer sejam cegos ou tenham baixa visão, se devem dirigir para encontrar apoio na resolução dos potenciais problemas.

Ler mais

PorFórum

Vitória SC veste a camisola de instituições vimaranenses ligadas à infância e deficiência

No âmbito da iniciativa “Vitória Solidário”, o clube de Guimarães veste a camisola da CERCIGUI, da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) e da Casa da Criança. Miguel Pinto Lisboa, presidente do emblema vitoriano, anunciou a 25 de novembro a colaboração com estas três instituições. Assim, nos jogos da Primeira Liga com o Tondela, Portimonense e Santa Clara, o Vitória entrou em campo com camisolas nas quais fez “publicidade” à CERCIGUI, a APCG e a Casa da Criança.

Ler mais