Arquivo da categoria Notícias

PorFórum

ACAPO de Braga dá uma resposta distrital no âmbito da cegueira e baixa visão

Em entrevista ao Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães, o secretário da direção da delegação de Braga da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), Filipe Azevedo, fez um apanhado dos 21 anos de existência desta delegação distrital. Com sede instalada na rua Cruz de Pedra, em Braga, esta organização existe desde 25 de abril de 1999 e é o local a que os vimaranenses com problemas de visão, quer sejam cegos ou tenham baixa visão, se devem dirigir para encontrar apoio na resolução dos potenciais problemas.

Ler mais

PorFórum

Vitória SC veste a camisola de instituições vimaranenses ligadas à infância e deficiência

No âmbito da iniciativa “Vitória Solidário”, o clube de Guimarães veste a camisola da CERCIGUI, da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) e da Casa da Criança. Miguel Pinto Lisboa, presidente do emblema vitoriano, anunciou a 25 de novembro a colaboração com estas três instituições. Assim, nos jogos da Primeira Liga com o Tondela, Portimonense e Santa Clara, o Vitória entrou em campo com camisolas nas quais fez “publicidade” à CERCIGUI, a APCG e a Casa da Criança.

Ler mais

PorFórum

Revista da Plural&Singular já saiu: 25.ª edição

A Plural&Singular, uma revista digital dedicada à temática da deficiência e da inclusão gerida pelo Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media, que dedica o tema de capa desta 25.ª edição à “A covid-19 e a deficiência auditiva: o silêncio da pandemia”  já está disponível para download ou leitura online gratuitos.

Ler mais

PorFórum

Governo vai criar agência de emprego para pessoas com deficiência

O desemprego de pessoas com deficiência cresceu devido à crise epidemiológica por covid-19 e, nesse sentido, a secretária de Estado para a Inclusão, Ana Sofia Antunes, anunciou, numa entrevista ao jornal Público que “está na hora” de criar uma agência de emprego para pessoas com deficiência.

Ler mais

PorFórum

Lançado volume 2 do Manual COVID-19 para Pessoas com deficiência

O segundo volume do Manual Saúde e Atividades Diárias – Medidas Gerais de Prevenção e Controlo da COVID-19, dirigido às pessoas com deficiência, profissionais da área, suas famílias e cuidadores, bem como aos serviços públicos, atualizado de forma adequada à evolução da situação de pandemia, está disponível em formato acessível, em formato e-book, em Língua Gestual Portuguesa e terá, brevemente, versões áudio e de Leitura Fácil.

Ler mais

PorFórum

2.ª Cimeira das Federações Desportivas

A 12 de janeiro do próximo ano realiza-se a 2.ª Cimeira das Federações Desportivas para debater “os crescentes e cada vez maiores desafios colocados ao desporto português no contexto da pandemia da Covid-19”.

Ler mais

PorFórum

Instituto Nacional de Reabilitação realiza ação de informação online sobre Musicoterapia

A partir da apresentação livro “O Matias adora melodias”, de Ana Rita Bernardo e Catarina da Isabel, com ilustração de Rita Duque, a Biblioteca do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) realiza a 17 de dezembro entre as 11h e as 11h40, na plataforma Zoom a quinta ação de informação online. Ler mais

PorFórum

A vida independente já “mora” em Guimarães

O alargamento do financiamento dos projetos piloto do Modelo de Apoio à Vida Independente (MAVI) confirma a importância deste serviço de assistência pessoal para a autonomia das pessoas com deficiência. Tanto Ângela Silva que deixou de frequentar o centro de dia da Casa do Povo de Creixomil e, desde o verão, beneficia deste serviço como a mãe Maria do Céu Silva se manifestam satisfeitas com esta alternativa encontrada.

Ler mais

PorFórum

“O Minhoto” – Troféus Desportivos distingue atletas de judo

A organização d’”O Minhoto” Troféus Desportivos na XXIII edição deste prémio decidiu, entre as várias distinções especiais atribuídas, homenagear cinco atletas de Judo da equipa do Vitória Sport Clube e da Cercigui.

Ler mais

PorFórum

Consulta Pública para a Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025

A proposta de Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025 está disponível para consulta pública e qualquer pessoa pode enviar contributos para a mesma até 24 de dezembro.

Ler mais