Arquivo mensal Maio 2020

PorFórum

Covid-19: E os cuidadores informais?

A primeira onda do tsunami provocada pela crise epidémica do COVID19 trouxe para casa Raquel Pereira e Sónia Silva. Estas cuidadoras vimaranenses foram forçadas a deixar os respetivos empregos para, à semelhança de muitos portugueses, darem assistência aos respetivos dependentes. Assim vão permanecer, pelo menos, até o ano letivo terminar.

Ler mais

PorFórum

Covid-19: O regresso às instituições

Depois de três períodos de estado de emergência para travar o contágio por covid-19, o país está desde 03 de maio em estado de calamidade pública e o plano de desconfinamento está em marcha. O Governo prevê que os equipamentos sociais de apoio na área da deficiência reabram a partir da próxima segunda-feira, 18 de maio. A apreensão é geral e tanto os representantes das instituições como os familiares dos clientes destas valências sentem que esta é uma decisão precipitada.

Ler mais

PorFórum

O (des)confinamento de Paulo Lemos

Paulo Lemos ia marcar presença no 3.º Campeonato do Mundo de Judo na Turquia mas esta competição foi adiada devido à crise epidemiológica por covid-19. Está em casa desde 16 de março, altura em que a Câmara Municipal de Guimarães decidiu “reduzir o pessoal ao estritamente necessário” e colocar a maioria em teletrabalho.

Ler mais