No próximo dia 5 de outubro, Guimarães acolhe a 4.ª edição da Meia Maratona Cidade Berço, um evento desportivo que se afirma como um dos maiores do concelho, destacando-se pela sua forte componente social e solidária. A prova, com partida marcada para as 10h00, integra quatro distâncias principais, Meia Maratona (21 km), Mini Maratona (10 km), Corrida (5 km) e a Run Kids (500 m), contando também com a Caminhada Solidária (5 km).
A organização do evento é da responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães, em parceria com a Tempo Livre, o Vitória Sport Clube e a Associação de Atletismo de Braga. Desde 2021, a Meia Maratona Cidade Berço é organizada exclusivamente por estas entidades locais, promovendo valores de participação acessíveis e uma maior proximidade com o público. O evento conta ainda com o apoio de várias instituições e patrocinadores, entre os quais se destacam a Casa de Saúde de Guimarães, o Bolama, o Hospital da Luz de Guimarães, a Snupe, o Espaço Guimarães e a INTERHIGIENE.
Com a existência, mais uma vez, da Caminhada Solidária na edição deste ano, os participantes poderão doar 50% do valor da inscrição a uma instituição local da sua escolha, como por exemplo a Cercigui, o Centro social de Birto e a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG).
As inscrições para as provas de corrida já estão encerradas, com o prazo finalizado no dia 27 de setembro. No entanto, ainda é possível participar como voluntário na organização do evento. Mais informações e detalhes sobre o voluntariado estão disponíveis no site oficial da Meia Maratona Cidade Berço.
O levantamento dos kits de participação ocorrerá nos dias 3 e 4 de outubro, no Espaço Guimarães, das 10h30 às 20h00, e no Campo de São Mamede, no dia da prova, das 8h30 às 10h00.
Sobre o autor