Arquivo mensal Agosto 2019

PorFórum

É Guimarães um destino de turismo acessível?

Não é fácil responder a esta questão tendo em consideração as experiências de Cândida Proença que utiliza uma cadeira de rodas e de Marta Pinheiro que é cega. Pelo que relatam, a Cidade Berço não é um paraíso da acessibilidade, mas ainda assim consegue proporcionar experiências bastante positivas em termos de turismo inclusivo. Há muito por fazer para conseguir que Guimarães, nomeadamente o centro histórico, seja um destino para TODOS, no entanto, sempre se disse que, “o caminho faz-se caminhando”.

Ler mais

PorFórum

O verão é inclusivo

Verão é sinónimo de férias e para os clientes das instituições vimaranenses não é exceção porque têm a oportunidade de descansar da rotina diária e de aproveitar o bom tempo, que este ano teima em não se instalar de forma definitiva.

Ler mais

PorFórum

Cercigui apresenta projeto internacional “Turismo Inclusivo” à comunidade

É a 05 de setembro, a partir das 15h00, que o Café Fnac, no Guimarães Shopping, recebe a apresentação pública do projeto internacional “Turismo Inclusivo” que, de outubro de 2017 até ao final de setembro de 2019, desenvolveu um programa de formação para melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência no setor do turismo.

Ler mais

PorFórum

Inscrições abertas para participar na Caminhada da APCG

A 15 de setembro realiza-se a XIII Caminhada, Mini-Maratona e Percurso de Cadeira de Rodas “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais” organizada pela Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Candidaturas ao prémio “Praia + Acessível” 2019

O INR também informa que está já a decorrer o período de apresentação de candidaturas ao Prémio “Praia + Acessível” 2019. Termina no dia 30 de setembro.

Ler mais

PorFórum

Download do Guia Prático: Os direitos das pessoas com Deficiência em Portugal

O Balcão da Inclusão do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P, disponibiliza para download o “Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”, um e-book com 106 páginas que reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, visando promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência e facilitar a tomada de decisão e a promoção de inclusão.

Ler mais

PorFórum

Apresentação pública da Because I Care – Associação Para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam

Foi a 23 de março que a psicóloga e psicoterapeuta Fátima Saraiva constituiu a Because I Care Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam – uma semana depois de ter acompanhado uma cuidadora informal com diagnóstico de burnout a uma junta médica “que não correu muito bem”.

Ler mais