Apresentação pública da Because I Care – Associação Para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam

PorFórum

Apresentação pública da Because I Care – Associação Para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam

Foi a 23 de março que a psicóloga e psicoterapeuta Fátima Saraiva constituiu a Because I Care Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam – uma semana depois de ter acompanhado uma cuidadora informal com diagnóstico de burnout a uma junta médica “que não correu muito bem”.

“Ela ficou híper mega indignada e da indignação dela eu fiz a minha”, reconheceu a psicóloga que decidiu avançar com a criação de uma associação para desenvolver serviços de suporte que visem a saúde e o bem-estar com o objetivo de diminuir a sobrecarga proveniente do ato de cuidar.

“Eu tinha que arranjar um modelo terapêutico que pudesse ao mesmo tempo cuidar de quem estava a necessitar de ser cuidado, prevenir que outros cuidadores chegassem à situação de burnout e incluísse a parte de ficar com as pessoas que estão a ser cuidadas permitindo que os cuidadores possam ter vida própria”.

A Because I Care pretende desenvolver serviços de psicologia individual e em grupo, treino de competências, atividades de lazer e bem-estar e proporcionar aos cuidadores informais a possibilidade de fazerem pausas e terem férias.

Foi a 19 de julho que a também psicoterapêutica apresentou publicamente esta entidade, numa cerimónia realizada na Alameda S. Dâmaso, em Guimarães.

Momento de dança na sessão de apresentação pública da associação Because I Care

Momento de dança na sessão de apresentação pública da associação Because I Care

“Foi diferente, não houve discursos para maçar ninguém, foi muito visual e muito emotivo também. Foi mesmo muito experiencial. A ideia era que as pessoas sentissem um bocadinho o que é ser cuidador e porque é que de facto nós existimos e porque queremos ajudar e apoiar os cuidadores. Eu acho que nesse sentido foi um sucesso”, concluiu Fátima Saraiva.

 

Contactos:

Página do Facebook: https://www.facebook.com/pg/becauseIcare2503/about/?ref=page_internal

Email: geral@because-i-care.pt

Telefone: 914 447 420

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta