Foi a 23 de março que a psicóloga e psicoterapeuta Fátima Saraiva constituiu a Because I Care Associação para Apoiar e Cuidar de Pessoas que Cuidam – uma semana depois de ter acompanhado uma cuidadora informal com diagnóstico de burnout a uma junta médica “que não correu muito bem”.
“Ela ficou híper mega indignada e da indignação dela eu fiz a minha”, reconheceu a psicóloga que decidiu avançar com a criação de uma associação para desenvolver serviços de suporte que visem a saúde e o bem-estar com o objetivo de diminuir a sobrecarga proveniente do ato de cuidar.
“Eu tinha que arranjar um modelo terapêutico que pudesse ao mesmo tempo cuidar de quem estava a necessitar de ser cuidado, prevenir que outros cuidadores chegassem à situação de burnout e incluísse a parte de ficar com as pessoas que estão a ser cuidadas permitindo que os cuidadores possam ter vida própria”.
A Because I Care pretende desenvolver serviços de psicologia individual e em grupo, treino de competências, atividades de lazer e bem-estar e proporcionar aos cuidadores informais a possibilidade de fazerem pausas e terem férias.
Foi a 19 de julho que a também psicoterapêutica apresentou publicamente esta entidade, numa cerimónia realizada na Alameda S. Dâmaso, em Guimarães.

Momento de dança na sessão de apresentação pública da associação Because I Care
“Foi diferente, não houve discursos para maçar ninguém, foi muito visual e muito emotivo também. Foi mesmo muito experiencial. A ideia era que as pessoas sentissem um bocadinho o que é ser cuidador e porque é que de facto nós existimos e porque queremos ajudar e apoiar os cuidadores. Eu acho que nesse sentido foi um sucesso”, concluiu Fátima Saraiva.
Contactos:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/pg/becauseIcare2503/about/?ref=page_internal
Email: geral@because-i-care.pt
Telefone: 914 447 420
Sobre o autor