Download do Guia Prático: Os direitos das pessoas com Deficiência em Portugal

PorFórum

Download do Guia Prático: Os direitos das pessoas com Deficiência em Portugal

O Balcão da Inclusão do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P, disponibiliza para download o “Guia Prático: Os Direitos das Pessoas com Deficiência em Portugal”, um e-book com 106 páginas que reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos em Portugal, visando promover a autonomia e a cidadania das pessoas com deficiência e facilitar a tomada de decisão e a promoção de inclusão.

Neste Guia, criado no âmbito da medida Simplex+, é disponibilizada informação sobre apoios sociais, medidas de apoio ao emprego e formação profissional, benefícios sociais e fiscais e informação prática sobre a rede de Balcões da Inclusão ou sobre como solicitar um Atestado Médico de Incapacidade Multiuso.

“Este Guia é também um instrumento formativo, na medida em que esclarece sobre terminologias corretas a adotar, contribuindo para apoiar as pessoas com deficiência na concretização dos seus direitos e na sinalização de práticas de discriminação em razão da deficiência”, lê-se na nota enviada ao Fórum Municipal.

Pode fazer o download do documento aqui:

https://drive.google.com/file/d/11fnN4DbuyBiLF9RE3DIMx8bz9OElaFZQ/view?fbclid=IwAR0CxTg4FPWVB5azCPpp1MBNYr36x5VnmFyRYEXrRTfaTYA1DWyfd7Vd3Ac

Sobre o autor

Fórum editor

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta