O INR também informa que está já a decorrer o período de apresentação de candidaturas ao Prémio “Praia + Acessível” 2019. Termina no dia 30 de setembro.
O galardão “Praia Acessível – Praia para Todos!” atribuído pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), pela APA e pelo Turismo de Portugal distingue as zonas balneares que asseguram condições de acessibilidade, segurança, conforto autonomia e independência às pessoas com mobilidade condicionada.
Podem candidatar-se todas as câmaras com zonas balneares designadas nos termos da lei, que, durante a época balnear que está a decorrer, tenham sido classificadas como acessíveis e hasteado o galardão do Programa “Praia Acessível – Praia para Todos!”.
Os prémios consistem em equipamentos para melhorar a acessibilidade das praias vencedoras.
Mais informações AQUI
http://www.inr.pt/noticias/-/journal_content/56/11309/204991
Praias acessíveis em Portugal
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que Portugal tem 215 praias acessíveis este ano, mais uma que o ano passado e menos sete do que em 2017, e 44 delas são zonas balneares interiores.
A listagem das praias na presente época balnear apresenta-se organizada por concelhos, agrupados por regiões hidrográficas no referente ao território continental (Norte, Centro, Tejo e Oeste, Alentejo e Algarve), e por ilhas, no caso da Madeira e dos Açores. Pode consultar a lista AQUI.
Recorde-se que o programa “Praia Acessível” foi criado em 2004. A partir dele é possível hastear o galardão de praia acessível, na prática uma bandeira que assinala e distingue o local, nas zonas que apresentem acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência, rede de percursos pedonais acessíveis na praia, incluindo passadeiras no areal, quando existe, ou um percurso pavimentado, nos outros casos.
No site do INR lê-se que “mais de dois terços destas praias disponibilizam já equipamentos que permitem o acesso ao banho, ou ao passeio na praia, das pessoas com mobilidade condicionada: cadeiras de rodas, canadianas e andarilhos anfíbios”.
Sobre o autor