Arquivo mensal Dezembro 2018

PorFórum

Vida Independente: Eduardo Jorge dá, mais uma vez, o corpo ao manifesto

O Governo vai alterar a lei que regula o modelo de apoio à vida independente (MAVI) das pessoas com deficiência graças ao facto de Eduardo Jorge, tetraplégico e ativista, ter voltado à Assembleia da República em protesto pela demora na implementação do decreto lei. O ativista propôs-se a estar deitado numa cama, e fechado dentro de uma gaiola e convidou governantes a visitá-lo.

Ler mais

PorFórum

Entrevista a David Rodrigues: Implementação polémica do novo regime jurídico da educação inclusiva

David Rodrigues, conselheiro Nacional de Educação e presidente da Associação Nacional de Docentes de Educação Especial (Pró – Inclusão) manifesta-se a favor da mudança de paradigma que o Decreto-Lei n.º 54/2018, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva, representa. Aponta como lacunas a falta de formação e dos recursos necessários para a implementação desta legislação mas sugere que as escolas reflitam “nas condições que têm e que precisam ter para que a Inclusão possa ser uma realidade mais eficaz e humana”.

Ler mais

PorFórum

Recorde na angariação solidária de brinquedos da UMinho

A 11.ª edição da campanha anual de recolha de brinquedos “OFERECE e faz uma criança feliz!” da Universidade do Minho (UMinho) para angariar prendas para crianças carenciadas e com necessidades especiais conseguiu reunir mais de cinco mil brinquedos.

Ler mais

PorFórum

Balanço da entrega de prémios do concurso internacional de fotografia “A inclusão na diversidade”

O Centro Português de Fotografia (CPF), no Porto, foi mais uma vez palco da entrega de prémios do concurso internacional de fotografia “A Inclusão na Diversidade” realizado pela revista digital vimaranense Plural&Singular para assinalar o respetivo aniversário.

Ler mais

PorFórum

Olá eu sou o Zeca, queres ser meu amigo?

Chama-se Zeca e é um robot programado pelo Departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho para interagir com crianças e jovens com perturbações do espetro do autismo. O intuito deste projeto de investigação, que inclui o desenvolvimento de software de jogos sérios, é melhorar a identificação das emoções, uma competência que muitas vezes está comprometida devido a este diagnóstico.

Ler mais

PorFórum

Balanço das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Falar das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência em Guimarães é falar de 10 eventos realizados ao longo de duas semanas. É falar de ações de formação e de sensibilização, da apresentação de um livro e de uma caminhada. É falar de um Pregão recitado, de uma largada de pombos, de uma demonstração de Judo e da entrada dos jogadores do Vitória no jogo com o Rio Ave. É falar do grande espetáculo no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), o culminar de toda esta celebração e o ponto de encontro por excelência desta festa da inclusão. Ler mais

PorFórum

Agenda mensal (15dez/15jan)

Ajude-nos a completar a agenda mensal. Envie-nos os eventos que se realizam na área da deficiência no concelho de Guimarães, na região e no país para o email forum.municipal.deficiencia@cm-guimaraes.pt

Ler mais

PorFórum

Pregão 2018

Pregão elaborado por várias instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães no âmbito das Comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Declamado por António Cardoso a 07 de dezembro de 2018.

Ler mais