Recorde na angariação solidária de brinquedos da UMinho

PorFórum

Recorde na angariação solidária de brinquedos da UMinho

A 11.ª edição da campanha anual de recolha de brinquedos “OFERECE e faz uma criança feliz!” da Universidade do Minho (UMinho) para angariar prendas para crianças carenciadas e com necessidades especiais conseguiu reunir mais de cinco mil brinquedos.

 

Este número superou o recorde de 2016, o ano em que foram recolhidos 2293 brinquedos, e veio confirmar o sucesso desta campanha e, ao mesmo tempo, motivar todos os envolvidos na respetiva organização para a continuidade da mesma.

Em comunicado, os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) referem que a campanha recolheu ainda cerca de 50 brinquedos eletrónicos para serem adaptados e entregues a crianças com necessidades especiais.
Nota para o facto dos pontos de recolha terem aumentando o que potenciou o alcance desta iniciativa, “reforçando o seu sucesso”.

Esta campanha contou com a colaboração da Associação Académica e do Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho e do SalusLive – Centro Terapêutico de Braga.

“Em 2018, e mais uma vez, a campanha teve como objetivos, fazer sorrir crianças carenciadas da nossa região, bem como crianças com necessidades especiais, que de outra forma não teriam a alegria de receber um brinquedo nesta quadra tão especial”, lê-se no comunicado enviado ao Fórum Municipal.

A colaboração do Laboratório de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho é crucial e como tal professores e alunos dedicaram a semana passada à adaptação de brinquedos eletrónicos, para que possam ser usados por crianças com necessidades especiais. Segundo relatou o professor responsável, Fernando Ribeiro, a maioria dos brinquedos adaptados foram entregues à SalusLive que se encarregará de os fazer chegar aos destinatários finais.

Os restantes brinquedos foram entregues, na passada sexta-feira, 14 de dezembro, às instituições de solidariedade social minhotas, nomeadamente a vimaranense Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade e Integração Social.

Sobre o autor

Fórum administrator

O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência é um órgão informal de debate, de consulta e informação que funciona com o apoio da Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e que, em 2018, completa 15 anos de existência. Composto por representantes de associações e instituições públicas e privadas, pessoas com deficiência e respetivos representantes o Fórum assume como principais funções a promoção e organização de debates temáticos e de ações e projetos de interesse para as pessoas com deficiência, assim como a apresentação de propostas e sugestões dirigidas a este público. Podem fazer parte do Fórum associações e instituições públicas e privadas, com personalidade jurídica, pessoas com deficiência e seus representantes. Os membros devem ser registados.

Deixar uma resposta