Arquivo mensal Dezembro 2021

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: campanha de recolha e adaptação de brinquedos

Sob o lema “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães preparou várias iniciativas com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. De 01 a 30 de dezembro há vários eventos a realizar, entre eles a campanha de recolha e adaptação de brinquedos, promovida pelo Núcleo de Robótica do Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: lançamento do livro “Cicatrizes no corpo e na Alma”

Também para homenagear “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência de Guimarães apoiou a realização, a 03 de dezembro, no Paço dos Duques de Bragança, do lançamento do livro “Cicatrizes no corpo e na Alma” de Cândida Proença com o intuito de assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: “Trocar por Miúdos” a comunicação para todos

O contributo do Núcleo de Inclusão, Comunicação e Media para fazer jus ao mote em “A Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, fez-se junto do grupo de Autorrepresentantes da Cercigui e das crianças e jovens de algumas estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas da Abação, Fernando Távora, João de Meira e Taipas.

Ler mais

PorFórum

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência: visita de comitiva do Vitória ao Alecrim

A homenagem à“Esperança da Inclusão por um Futuro em Equidade”, por parte do Vitória Sport Clube, fez-se com uma visita no dia 03 de dezembro ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães.

Ler mais

PorFórum

Ana Araújo sobre a alimentação na paralisia cerebral: “o maior reconhecimento da importância da nutrição é o facto de procurarem o serviço”

Ana Araújo é nutricionista da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães há 12 anos. Esta instituição vimaranense é das poucas no país que apostam na nutrição enquanto ferramenta para aumentar o bem estar e a qualidade de vida dos respetivos clientes. Em conversa com o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência a técnica em nutrição explicou quais as questões alimentares mais importantes e os benefícios a considerar na abordagem nutricional à condição de paralisia cerebral.

Ler mais

PorFórum

Consórcio “Guimarães, concelho cuidador” avança com grupos psicoeducativos

O consórcio “Guimarães, Concelho Cuidador” está à procura de cuidadores informais interessados em participar nos programas psicoeducativos previstos iniciar a 18 de janeiro.

Ler mais

PorFórum

Artista do FIGG visita Alecrim

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e o Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães vão receber, a 27 de dezembro, ao início da tarde a visita de Francisco Luís, um Artista Eurostrings 2021 que vai atuar no mesmo dia, às 18h30, no Conservatório de Guimarães e num dos palcos online da sétima edição do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (FIGG).

Ler mais